IPVA 2022 – O Que Acontece se Atrasar ou Não Pagar o Imposto


Saiba aqui as principais consequências que você terá se deixar de pagar o IPVA 2022.

Para os que possuem automóveis, o início do ano simboliza um momento em que estes deverão arcar com alguns gastos e por isso estes possuem assim uma obrigação financeira que deve ser cumprida para evitar maiores problemas. Neste caso, estamos falando a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.


Logo no começo do ano os motoristas precisam já se preocupar com o pagamento deste imposto para evitar que os seus automóveis fiquem irregulares perante a lei. Algumas mudanças, entretanto, foram feitas relativas a cobrança do IPVA 2022 SP, que diz respeito ao Estado de São Paulo e precisam ser conhecidas pelos motoristas para que estejam de acordo na hora de realizar o pagamento do imposto, para que não se tornem inadimplentes.


Entre as alterações que foram feitas, é preciso ressaltar que no ano de 2022 os motoristas poderão pagar o imposto em questão parcelado em até 5x e com redução de 5% no valor, ou então podem escolher realizar o pagamento à vista, se assim preferirem e o desconto irá subir para 9% neste caso, levando em consideração o pagamento da taxa ainda no mês de janeiro. O calendário de pagamento, vale destacar, leva em consideração o número final da placa, e os motoristas precisam ficar atentos a este detalhe para que quitem a dívida na data indicada pelos órgãos responsáveis para evitar maiores problemas com a lei.


Esta modificação na forma de pagamentos, com a ampliação do número de parcelas que podem ser feitas, que anteriormente era 3 e neste ano será 5, além dos descontos que estão sendo concedidos aos motoristas, tem como objetivo amenizar os efeitos negativos que foram causados nos últimos anos pela pandemia do Covid-19 que causou diversos problemas para a economia do país e também deixou muitas pessoas inadimplentes e com problemas financeiros. Levando isso em consideração, estas alterações foram feitas para facilitar que o pagamento fosse feito corretamente. Algumas das mudanças ao longo da pandemia que refletiram nesta alteração foi o fato de que ocorreu um aumento médio de 22,54% do valor venal dos veículos.


Leia também:  IPVA MT 2018 - Valor, Calendário e Desconto para Pagamento à Vista

Estas facilidades vieram para que os motoristas enfrentassem menos problemas e acabassem ficando inadimplentes. Isso, pois vale destacar que as consequências para os que não realizam o pagamento das taxadas em questão podem ser bastante complicadas. Além da cobrança de juros, a medida que os motoristas atrasam para quitar a dívida, também podem ocorrer outros problemas mais graves, visto que estes estarão indo contra as leis que são estabelecidas pelos órgãos responsáveis por regularizar estes impostos.

Portanto, ao deixar de realizar o pagamento do IPVA os motoristas ficam sujeitos à vários problemas que deverão ser resolvidos o quanto antes para que não se agravem. Primeiramente, estes terão que pagar por uma multa 0,33% por dia devido ao atraso e juros de mora com base no Selic. Caso este atraso seja maior do que 60 dias, o percentual da multa aumentará de acordo, passa a ser 20%. Outro detalhe que vale destacar é que os motoristas também serão inscritos no débito da Dívida Ativa e também terá a inclusão de seu nome ao Cadin Estadual. Caso esta situação ocorra, o contribuinte acabará se tornando impedido de retirar um eventual crédito que necessite da Nota Fiscal Paulistana, e além disso, posteriormente a Procuradoria Geral do Estado terá o poder de cobrar pelo débito em questão através de um protesto. O veículo também pode perder a sua licença, e sendo assim não poderá circular pelas ruas sem que este corra risco de ser apreendido pela falta do pagamento do imposto.

O pagamento do IPVA pode ser realizado através de uma rede bancária, guichê do caixa, autoatendimento ou então internet banking. Também pode ser feito em casas lotéricas ou empresas que estejam licenciadas para tal serviço. Estão isentos do recolhimento do IPVA aqueles que possuem carros com 20 anos de fabricação.

Leia também:  Peugeot Fractal - Apresentação do Novo Carro Conceito


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.