CRLV Digital 2021 – Como Baixar e Imprimir o Licenciamento



Saiba aqui como fazer para baixar e imprimir o CRLV 2021.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais os serviços estão se digitalizando. A emissão de alguns documentos importantes também passa pelo mesmo processo. Se antes era necessário se dirigir aos órgãos competentes para que lá pudesse ser emitido o documento, hoje muitos deles podem ser baixados e emitidos através da internet. E entre eles está o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Assim como a CNH, este também está disponível na versão digital. O CRLV digital tem o mesmo valor do antigo.

CRLV, um documento obrigatório

A CRLV é um documento muito importante para os motoristas, pois é ele que comprova que determinado veículo está autorizado a circular nas ruas. Para que um veículo possa transitar, é preciso que este esteja dentro das normas de segurança e ambientais. Além disso, existe a obrigatoriedade de que todos os impostos, taxas, seguro DPVAT e multas relativos ao veículo estejam pagas. Só assim é possível dirigir de forma tranquila. E é exatamente isso que o documento atesta. A sua validade é anual, portanto, os proprietários dos veículos precisam renová-lo todos os anos, após cumprirem todas as exigências como o pagamento de multas pendentes e os demais tributos. Desde 2016, o porte antes obrigatório do documento passou a ser dispensado quando houver possibilidade verificação através do sistema sobre as condições do veículo.



O documento impresso tem um QR Code que os agentes de trânsito podem consultar no aplicativo para se certificar que é autêntico.

Acesso ao documento mesmo sem internet

E para os que possam estar se preocupando com a necessidade de acesso à internet quando forem abordados pelos agentes de fiscalização, vale informar que é possível acessar as informações do CRLV mesmo sem conexão. Isto acontece porque é gerado no aplicativo um arquivo em PDF que tem uma assinatura digital que pode confirmar ser verdadeiro o documento apresentado.

Leia também:  BMW Z4 2019 - Lançamento no Brasil, Características


Como fazer para baixar e imprimir o documento

Baixar e imprimir o documento é bem fácil. Vale lembrar que mesmo podendo ser acessado sem internet, é preciso ficar sempre atento para que o celular esteja carregado caso venha precisar fazer a apresentação do documento. Para evitar qualquer imprevisto, a impressão é recomendada.

Confira a seguir todos os passos para baixar e imprimir o CRLV

O CRLV pode ser baixado no site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) ou através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Veja a seguir como é fácil você baixar e imprimir. Passo a passo:

  1. Procure no Apple Store ou no Google Play o aplicativo da CDT, ou seja, "Carteira Digital de Trânsito" e baixe-o.
  2. Realize seu cadastro inserindo o número do seu CPF.
  3. Quando concluir o cadastro, aparecerá na tela os nomes de documentos para serem incluídos. Marque a opção CRLV Digital.
  4. Feito isso, será necessário digitar o número do seu Renavan.
  5. Em seguida, será o código de segurança que deve ser inserido.
  6. Aperte OK.
  7. Para finalizar, é só clicar em INCLUIR.

A partir daí, sempre que precisar, você pode ter acesso ao documento através de seu celular. Se você achar melhor fazer a impressão do documento, o caminho é através do Portal de Serviços do Denatran. Confira:

  1. Acesse a sua conta com o cadastro gov.br. A mesma coisa deve ser feita com os dados que tiverem sido cadastrados em bancos conveniados;
  2. Depois de informar os dados de sua conta, escolha a opção meus veículos;
  3. Você verá então todos os veículos que estão em seu nome. Veja de qual deles deseja imprimir o documento e clique. Após esse procedimento, clique em CRLV Digital e de forma automática será baixado em PDF o CRLV 2021 e assim você poderá imprimir em qualquer lugar, inclusive em sua própria casa.
Leia também:  Novo Mercedes-Benz S-Class Coupe agraga jovialidade, tecnologia e segurança

Se, mesmo com esse passo a passo, não conseguir o acesso ou realizar seu cadastro, você pode contatar a SERPRO, que é o órgão que se responsabiliza por documentos digitais. O endereço é: css.serpro@sepro.gov.br. Ainda há um telefone para contato, anote: 0800-728 2324.

Henri Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.