Como Dirigir pela Primeira Vez – Dicas e Cuidados



Confira aqui algumas dicas para você que está começando a dirigir agora.

Dirigir pode causar um certo medo para quem é novato e nada como o dia a dia para acabar com essa situação. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar os novatos de habilitação.

Não só no banco do carro, mas em qualquer outro lugar, o conforto é uma das chaves fundamentais para não se cansar facilmente. Outro fator a levar em consideração, é que um bom posicionamento no acento, impacta diretamente na segurança do condutor.



Quando sentar, se certifique que as costas e quadris estejam encostados totalmente na parte traseira do acento. Cuidado com as capas que alguns bancos podem ter, pois eles podem fazer o condutor escorregar.

Com o posicionamento do banco, o braço do condutor não deve estar todo esticado e nem muito curvado, a posição correta é um meio termo entre eles, lembrado também da distância entre os pés nos pedais. No caso da troca de marchar, o pé esquerdo deve pressionar totalmente a embreagem, sem que a perna fique totalmente esticada. Para finalizar, a altura do condutor em relação ao chão, pois poucos carros têm o recurso de subir o banco.



A segunda coisa é com o uso obrigatório do cinto de segurança. Ele deve ser colocado antes mesmo do veículo estar em funcionamento.

O encosto de cabeça é outra dica, pois o mesmo deve cobrir totalmente a nuca, deixando a linha da têmpora no meio do apoio.

Em quarto lugar vem os retrovisores, que devem ser ajustados com o condutor já em posição de dirigir. Para os espelhos laterais, a dica é que os mesmos sejam posicionados de modo que o motorista enxergue uma pequena parte da lateral do carro, diminuindo o ponto cego da direção. Com o espelho interno, a observação é que ele mostre as duas janelas laterais do carro, deixando com que o condutor as visualize apenas com o desviar dos olhos.

Leia também:  Volkswagen Gol e Voyage 2017 - Lançamento e Novidades

A quinta dica vem com a familiaridade do motorista com o carro. Antes de sair dirigindo, faça um reconhecimento de todos os componentes do painel, como a alavanca da seta, do limpador de para-brisa, o freio de mão, etc.

Com a dica de número 6 (seis), chegou a hora da aceleração, pois ela deve ser a mais suave possível. Dirigir em altas velocidades, ou em baixas, podem render multas e colocar a segurança das pessoas de dentro do carro, e também fora dele, em risco. Ande, no máximo, um pouco abaixo do limite de velocidades daquela via, pois você estará dentro da lei e em velocidade segura.

Em sétimo lugar vem a atenção na hora de dirigir. Se para os motoristas experientes a falta de atenção provoca acidentes, imagina para os novatos, ou seja, para quem tem pouca, ou nenhuma, experiência no volante, a atenção deve ser redobrada. Preste atenção nos carros à sua frente, atrás e dos lados.

A dica de número 8 (oito) vem com o uso do freio. Usar bruscamente os pedais podem levar a um gasto excessivo das pastilhas e até provocar acidentes. Tenha em mente uma coisa, andando devagar, menos freio você usa e mais seguro você estará.

Em 9º (nono) lugar, quando for dirigir pelas primeiras vezes, procure não andar nos horários de pico. Quanto menos carros tiver na via, menos atenção e mais tranquila será a viagem.

Em cima disso vem a décima dica, procure também caminhos mais calmos, estradas mais vazias. Com o tempo, pista local e expressa serão praticamente iguais, mas isso só vem com a prática.

Devo dizer que toda e qualquer experiência, de qualquer pessoa já habilitada, é um ponto fundamental para você aprender mais. Convide aquele amigo ou parente para dar um ”role”, preste atenção nas dicas, não se esqueça das leis de trânsito e, por último, mas não menos importante, é que, não só você, mais a segurança de todos depende da responsabilidade de todos.

Leia também:  Teor de Etanol na Gasolina deve Subir

Boa viagem!

Por: Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.