Valor do IPVA 2022 terá aumento



Conheça as razões que farão o valor do IPVA 2022 ficar mais alto.

A notícia não é muito animadora para os proprietários de veículos no ano de 2022. A pandemia, que trouxe diversos problemas para os brasileiros, trará impacto desta vez no bolso de donos de veículos. Isto porque o IPVA deverá ter seu valor aumentado em 2022. O imposto, que é cobrado anualmente, tem seu valor calculado com base no preço médio dos veículos. Desde a chegada da pandemia até o mês de julho deste ano, os carros novos tiveram um aumento de preço que gira em torno de 19,9%. Confira os demais fatores que levarão você a ter que desembolsar um valor maior para pagar o tributo.

Número menores na produção encarecem os veículos

Um dos motivos da alta do IPVA, segundo os especialistas no setor, tem a ver com a falta de alguns itens indispensáveis para a fabricação de automóveis. Mas o aumento não está restrito aos saídos de fábricas. Os seminovos e usados também serão atingidos. Com o preço do carro 0 km alto, por causa da quantidade de produção reduzida, a procura pelos veículos usados cresceu bastante. Isso foi o que fez com que o valor destes subisse também. O aumento para a categoria de seminovos e usados chega a 24%. É a conhecida lei da oferta e da procura, que está interferindo nos dois setores, sem nenhum tipo de discriminação.



Nos últimos anos, o valor deste imposto, que é obrigatório para os donos de veículos, vinha sofrendo redução. Dependendo do estado, havia veículos que após determinado tempo ganhavam a isenção. Porém, a pandemia fez com que as fábricas deste ramo reduzissem de forma bastante expressiva a atividade. Durante o período, as fabricantes não têm enfrentado apenas dificuldades para adquirir os componentes eletrônicos, mas também estão tendo que pagar mais pela matéria prima utilizada. Uma das áreas afetadas pela alta dos preços foi a indústria automobilística, que, com o preço alto do aço e do alumínio, teve como consequência o aumento do IPVA. Segundo os dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores a queda na fabricação pode estar em torno de 25%.

Leia também:  Novo Ford Focus 2016 - Novidades e Lançamento no Brasil

Alta do dólar

Outros fatores que podem estar influenciando o preço dos automóveis é a inflação acompanhada da desvalorização do Real perante o Dólar. A alta do Dólar tem significativa influência no setor.



Valor do IPVA depende do tipo de automóvel

A alíquota do imposto não é igual em todos os estados: cada estado tem um percentual diferente e não será ele que subirá. O que de fato vai fazer o brasileiro pagar um imposto maior é o aumento do preço dos automóveis, pois quanto maior for o valor estimado do veículo, mais alto será o valor do imposto. O valor médio de cada veículo é calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e é esse cálculo que serve de referência para a cobrança do IPVA.

O valor a ser pago depende do modelo do automóvel, o ano em que foi fabricado, o combustível que utiliza e a alíquota praticada em cada estado. No estado de São Paulo, por exemplo, a cobrança segue a seguinte tabela: 1,5% pagam os proprietários de caminhões, 2% é a alíquota para micro-ônibus, ônibus, caminhonetes que tenha cabine simples, motos, veículos ciclomotores, triciclos e os quadriciclos. Os donos de outros veículos pagam 4% sobre o valor do mesmo.

Nem todos consideram o fato de ter que pagar mais algo ruim

Se por um lado o aumento no IPVA pode ser considerado um fator negativo, fazendo com que os proprietários de veículos tenham que se preparar para um gasto maior do que nos anos anteriores, há também os que neste momento estão comemorando o fato de seu patrimônio, no caso o carro usado, estar sendo valorizado. Este pode ser visto como o lado bom de um aumento.

Leia também:  Lançamento do Chevrolet Bolt EV no Brasil em 2021

Por Henri Silva

IPVA 2022

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.