Renault Duster 2024 – Lançamento, Ficha Técnica



A terceira geração do Renault Duster chegará em 2024, com novidades na estética interna e externa e em sua plataforma.

O Renault Duster é um dos grandes best-sellers do nosso mercado e recebeu — um restyling que o tornou ainda mais moderno e cativante. Os planos do Grupo Renault, no entanto, deram origem à ideia de criar uma terceira geração de Dusters, todos novos e sobretudo híbridos. Essa mais recente novidade SUV da Renault de origem romena será lançada em 2024 e certamente será tão fascinante quanto inédita.

Renault Duster 2024: Características gerais

O Duster não só vai melhorar esteticamente, mas também vai dizer adeus à sua atual plataforma B0, herdada por sua vez da primeira geração Duster, que não será mais usada. Logo, para o futuro Duster 2024, haverá a nova arquitetura modular CMF-B do Grupo Renault – a mesma utilizada pelo Renault Clio e Captur e pelo novo Nissan Juke – já utilizada nos novos Dacia Logan e Sandero. Mas não termina aí, porque como já escrevemos, o Duster de terceira geração adotará um esquema semelhante ao E-Techque a Renault utiliza para os modelos Clio, Megane e Captur ainda que, no crescimento desse sistema, o motor 1.6 aspirado deva ser trocado por um ciclo Atkinson 1.8, também sem sobrealimentação. Para mais detalhes teremos que esperar um pouco mais, ainda que não seja difícil afirmar como esse motor deve reduzir significativamente o consumo e dar maior fluidez a todo o veículo.



Renault Duster 2024: Características externas

Apresentado no lançamento com a nova cor Orange Arizona, o novo Duster exterior caracteriza-se por um design mais contemporâneo. Estreia-se a nova assinatura luminosa em forma de Y que já vimos no novo Sandero, Sandero Stepway e Logan.

Leia também:  Chery Tiggo 8 deve subir de preço - já há fila de espera de tanta demanda

O Duster é também o primeiro Dacia a ser equipado com piscas LED (frontais). Esta tecnologia também é utilizada para os médios (com ignição automática de série) e para a luz da matrícula.



O Duster renovado também melhorou aerodinamicamente. O design do novo spoiler traseiro e das novas rodas de liga leve de 16 "e 17" foram projetados no túnel de vento.

Todas as otimizações relacionadas ao CO2 (novos rolamentos de roda e pneus, faróis de LED), incluindo o coeficiente de arrasto (SCx), permitem que o New Duster reduza o CO2 em até 5,8 g na versão com tração nas quatro rodas.

Renault Dust 2024: Características internas

O cockpit do novo Dacia Duster é mais acolhedor e apresenta novos estofos. Mas a grande novidade é a introdução de uma consola central elevada com um grande apoio de braço deslizante de 70 mm, que apresenta um compartimento de armazenamento de 1,1 litros fechado e duas tomadas de carregamento USB para os passageiros do banco traseiro, dependendo do nível de acabamento.

Independentemente do nível de acabamento, o equipamento padrão inclui o computador de bordo, o interruptor automático dos faróis e o limitador de velocidade com controles no volante iluminados. Dependendo da versão, estão disponíveis: controle de temperatura automático com display digital, controle de cruzeiro com controles de volante iluminados, bancos dianteiros aquecidos e chave Keyless Entry.

Além do sistema de áudio Dacia Plug & Music (rádio, MP3, USB e Bluetooth), dois novos sistemas multimídia intuitivos estão disponíveis a bordo do novo Duster: Media Display e Media Nav. O painel apresenta uma nova tela de toque de 8 ”.

Com Media Display, o equipamento inclui 6 alto-falantes (incluindo 2 boomers e 2 tweeters na frente), rádio DAB, conectividade Bluetooth, duas portas USB e função de replicação de smartphone com fio compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Os controles especiais no volante permitem ativar o reconhecimento de voz e, portanto, dar comandos de voz ao iOS ou Google Assistant do smartphone.

Leia também:  Aumento de Impostos de Importação deve afetar Carros BMW e Chrysler

Renault Duster 2024: Quando será lançado?

A nova geração Duster será apresentada em outubro de 2024. O carro chegará ao mercado apenas alguns meses antes do lançamento do novo modelo carro-chefe da marca, o Bigster, o maior SUV da empresa romena já apresentado em versão conceito no início de 2021. O Bigster estará posicionado um degrau acima do Dacia Duster em tamanho, equipamento e preços. Apesar da presença do Bigster, o Duster tentará conquistar o espaço certo entre os muitos clientes, que já o escolheram nos últimos anos.

Por Marina Costa

Renault Duster 2024

Renault Duster 2024

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.