Análise do Fiat Toro 2022 – Pontos Positivos e Negativos



Confira aqui os principais prós e contras do novo Fiat Toro 2022.

Apesar de quase não possuir concorrência no mercado brasileiro, a Toro 2022, apresentada pela Fiat em abril deste ano, trouxe diversos novos aspectos em sua configuração. Essas mudanças não são perceptíveis ao se posicionar na lateral do veículo, porém, ao observar a parte interna e conduzir o modelo, equipado com nova motorização turbo, será possível compreender porque o termo revolução é utilizado para definir a nova Toro, sempre classificada entre os modelos mais vendidos no Brasil.

Notar as alterações no visual da Toro 2022 está condicionado à comparação com o modelo 2021, já que foram poucas, sendo elas um novo capô, grade redesenhada, rodas novas e bullbar integrado ao para-choque. Já na parte interior as mudanças são mais atrativas em termos visuais. Ao entrar na nova Toro, os olhos automaticamente focam na nova central multimídia com 10,1 polegadas em posição vertical no console central, que também está renovado. Através da central o motorista pode visualizar quase tudo do veículo, como por exemplo, comandos de ar-condicionado digital. E quando o mapa do GPS ocupa toda a tela, esta fica ainda mais atrativa. Como ponto de atenção, a necessidade de melhora da imagem da câmera de ré, que não condiz com a qualidade visual da nova central. O sistema de som também poderia ter recebido mais atenção, com aumento em sua potência. Os fãs de música alta podem gerar uma expectativa que não será correspondida.



Ainda falando da central multimídia, ela se destaca tanto que o usuário levará um tempo para notar seu novo painel de instrumentos, que está 100% digital, contando com tela TFT de 7 polegadas. Diferentemente de outras marcas, que contam com excesso de informações, o painel apresenta as informações necessárias do veículo de maneira simplificada e com fácil visualização.

Leia também:  Citroen C4 Cactus 2019 - Especificações, Preços

Maior tecnologia

Em se tratando de conectividade, a Toro 2022 conta com carregador sem fio de smartphone e completa plataforma de serviços conectados, elemento inédito em território nacional, como wi-fi e conexão com o veículo à distância através de aplicativo.



No quesito segurança, o destaque fica por conta do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), que possui frenagem automática de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automatizada dos faróis, além de equipamento para auxílio ao condutor oferecendo maior conforto na dirigibilidade e segurança para si e os passageiros. A Toro conta também com faróis Full LED e sistema frontal de iluminação, 100% LED, que amplia em 30% o desempenho dos faróis.

Ausência do E Torq

Outro ponto muito importante se encontra sob o capô. A Toro passa a contar com motor turboflex T270, com 180 cv na gasolina e 185 cv no etanol. O torque é de 27,5 kgfm nas duas opções, distribuído através de transmissão automática com seis velocidades. Este novo conjunto engaveta de vez o motor 1.8 E Torq com 139 cv utilizado nos últimos anos. O desempenho da nova Toro é bom tanto na cidade quanto na estrada. Suas saídas são rápidas e as retomadas são valentes, ainda mais quando utilizadas as alavancas localizadas atrás do volante, com função de redução de marchas. O consumo médio de combustível é de aproximadamente 7,2 km/l na cidade, conforme testes realizados.

Logo é possível concluir que a Toro continuará com ótimos índices de vendas até que haja o confronto com rivais como a Ford Maverick, Hyundai Santa Fé e Volkswagen Tarok, que no momento não possuem previsão de comercialização de suas novas versões em território nacional.

Leia também:  Mercedes lança Smart Fortwo Brazilian Edition

Importante rival da Toro no passado, a Duster Oroch, da montadora Renault, também será submetida a uma série de importantes mudanças em sua configuração, mas mesmo assim, dificilmente terá condições de estabelecer um confronto, em mesmo nível, com a atual versão da Toro.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.