Como Economizar Combustível – Gasolina e Etanol



Confira aqui algumas dicas de como economizar combustível e gastar menos para abastecer o seu carro.

Economizar! Cada pessoa pode ter a sua justificativa para fazer, mas como fazer? Coisas simples, no "dia a dia" mesmo, quando somadas, podem dar uma boa "gradinha" no fim do mês. Nesta matéria o assunto em questão é a gasolina!

Qual a primeira coisa que vem na sua mente quanto a isso?



"Vou comprar no posto mais barato!", se você pensou isso, cuidado! Essa economia pode gerar sérios gastos futuros! Um combustível de baixa qualidade ou adulterado vão danificar o motor, mais cedo, com aquela gasolina com água, ou mais tarde, com gasolina com muito etanol. Detalhe, outras "porcarias" podem estar no meio dessa mistura econômica de combustível.

Uma boa qualidade na gasolina que o motor usa, reflete em benefícios para ele mesmo, como é o exemplo da aditivada. Procure saber a procedência do combustível daquele posto perto da sua casa, daquele no caminho do trabalho, enfim, faça uma consulta sobre eles perguntado para os visinhos, alguém, infelizmente, vai te relatar um história ruim do posto "x".



Particularmente, eu conheço um posto que a gasolina não é das mais baratas, mas não a das mais caras, porém, esse posto abastece viaturas, ambulâncias e vários carros de empresas da região, o meu carro nunca deu problema e nunca ouvi falar de ninguém que tivesse problema com ele.

Solucionando o problema da qualidade do combustível e também da questão do preço, vamos começar falando sobre o "manual do usuário".

Bom, é claro que chegar no posto de gasolina e falar "completa por favor" pode suar frio, não é? Pois bem, enchendo o tanque, até o clique automático do bico da bomba, o espaço no reservatório é menor, sendo assim, pouco combustível irá evaporar, sendo bem diferente do espaço que existe quando o marcador estiver no "1/4". O recomendado na maioria dos casos é que o tanque não fique abaixo da metade, mas faça as contas, quando você consumir um quarto de gasolina, abasteça novamente até o "clique" da bomba, marque a quilometragens e o litros abastecidos, você terá o consumo do veículo com o tanque sempre acima dos "3/4" de capacidade.

Leia também:  Carros Mais Vendidos no Brasil 2018 - Novembro

Caso você note um consumo alto por quilômetro rodado, vá ao seu mecânico de confiança e mostre isso. Algo está errado.

Uma das outras coisas sobre o tanque de combustível, é quando ele está na "reserva", que além do espaço vazio ser maior do que o exemplo acima dos "3/4", é que no fundo deste reservatório, com o tempo de uso, sujeiras vão se acumulando, e no final, acabam entrando pelo cano, e já viu, mecânico e mais gastos!

Vamos passar agora para a parte aerodinâmica dos veículos, em altas velocidades, andar com os vidros totalmente abertos, significa um atrito no chão diferente quando as janelas estão totalmente fechadas, neste caso, é mais um ponto de economia que podemos ter. Como segurança, isso também influencia!

Está calor, liga o ar condicionado? Este é um assunto muito falado, uns a favor, outros contra. Na verdade, cada carro, dos mais novos aos mais antigos, podem ter variações neste caso. Sem contar o assunto que foi falado anteriormente, quando é melhor usar o ar condicionado ou quando abrir as janelas. Na ficha técnica ou no manual do usuário você pode achar informações cruciais para essa resposta. Basicamente, o ar condicionado pode ser alimentado pelo próprio motor ou indiretamente por ele, que produz a energia pra ligar o aparelho, de qualquer forma, sinta o motor, imagina, subindo uma serra, o carro com o tanque cheio, com os 5 ocupantes, querer temperatura baixa, é gasto.

Outra parte fundamental para economizar gasolina é com os pneus, com a calibragem deles. Procure manter os mesmos em ordem, de preferência, faça esse procedimento com eles antes das viagens, com eles ainda frios. Na parte de balanceamento e até alinhamento, também pode ter gasto desnecessário de combustível.

Leia também:  Novidades apresentadas no Salão do Automóvel de São Paulo

Acertou na qualidade da gasolina, já sabe entre o "ar gelado" ou "vento na cara", segurança "ok", e o pé direito, está pesado? Olha outro fator de gasto de gasolina!

Acelerar parado, desengatado, enquanto o farol não abre, acelerar engatada dando aqueles "pulinhos", piorou, né? Gasta combustível e a embreagem.

E nas trocas de marcha, leva o motor a um "giro" altíssimo, força e gasta combustível! Se estiver numa subida, com o carro pesado, e precisar fazer isso, sim, mas sem necessidade, desnecessário!

Respeite o limite do seu carro, levar o veículo ao extreme, só nas competições! Que aliás, não podem ser feitas em vias públicas!

Nas rodovias ou perímetros urbanos, acelere de forma "a economizar", pois devemos respeitar as leis de trânsito e principalmente ao próximo, sendo pedestre ou condutor de outro veículo, então, seja prudente, econômico, e boa viagem!

Por Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.