Audi A3 Sportback 2022 – Características, Ficha Técnica



O novo Audi A3 Sportback finalmente está com pré-venda aqui no Brasil, saindo pela média de preço de R$ 264.990.

O Audi A3 é o mais recente segmento C compacto do grupo Volkswagen a ser totalmente renovado. Deveria ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2020 que, no entanto, como todos sabemos, foi cancelado devido à pandemia do Coronavírus.

O novo Audi A3 Sportback terá que enfrentar os rivais Mercedes A-Class e BMW Série 1, renovados em 2018 e 2019, respectivamente.



Audi A3 Sportback 2022: aerodinâmica refinada

O novo Audi A3 Sportback 2022 é construído na plataforma Mqb-Evo e é um pouco mais longo e mais largo do que a geração anterior. Esta é a mesma plataforma usada para os primos Volkswagen Golf, Seat Leon e Skoda Octavia.

Os projetistas trabalharam para reduzir a resistência ao rolamento do veículo. O resultado é um coeficiente Cx igual a 0,28, obtido graças à adoção de soluções como o piso carenado e novos espelhos mais aerodinâmicos. Deve-se enfatizar que em alguns motores também existe um ajuste ativo das entradas de ar dianteiras, gerenciadas por um motor elétrico em função do fluxo de ar que deve atingir o motor. Este é mais um elemento que impacta positivamente na eficiência aerodinâmica do veículo.



Para o resfriamento dos freios, optou-se por direcionar os fluxos de ar do compartimento do motor para as cavas das rodas. Quando o veículo é parado, entram em ação os ventiladores que resfriam o sistema de frenagem.

Audi A3 Sportback 2022: é o habitual A3, mas com uma linha mais dinâmica

A Audi decidiu não atrapalhar nada, mas sim desenvolver um carro com uma linha de sucesso. O resultado é um carro que expressa mais dinamismo com linhas retas e agradáveis, que em parte adota o sentimento familiar das últimas criações de Ingolstadt.

Na frente, a grade Single Frame é nova, visivelmente mais larga e achatada que a da geração anterior, com uma grade tipo favo de mel que caracteriza o pacote S-Line que você vê nas fotos. Ele é posicionado mais baixo e é menos desenvolvido em altura. Os faróis full LED também foram redesenhados, sempre se distinguindo por linhas claras e com assinaturas de luz diferentes dependendo da configuração escolhida.

Leia também:  Land Rover Landy - Novo SUV deve ser Lançado em 2015

Novo Audi A3 Sportback 2022

Audi A3 Sportback terceira geração

O capô também foi redesenhado e agora aparecem dois novos perfis centrais.

Todos esses elementos dão uma caracterização esportiva distinta à frente da nova geração do Audi A3 Sportback.

Audi A3 Sportback 2022

Audi A3 terceira geração

A lateral é caracterizada por superfícies mais musculosas, lisas e trabalhadas de forma a criar agradáveis ​​efeitos de luz e sombra. Resta o grão que atravessa toda a lateral, juntando faróis e lâmpadas. A linha da cintura da janela (ainda emoldurada por um revestimento cromado) permanece quase inalterada, mas a superfície da terceira janela é reduzida porque o pilar C é mais largo na base, bem como mais inclinado para a frente. Isso significa que a janela traseira está mais inclinada, o que pode ter piorado a visibilidade traseira. Por fim, resta o perfil que conecta as luzes, que possuem um formato mais afilado.

A verdadeira revolução está no interior

Se os exteriores, como vimos, são uma evolução profunda dos da terceira série, os interiores foram completamente renovados, com a configuração do painel que mudou radicalmente.

O interior do 2022 Audi A3 Sportback

Interior do Audi A3 Sportback

Como você pode ver nas imagens acima, agora você se depara com um cockpit totalmente digitalizado , no qual se destacam a tela do MMI de 10,1 polegadas e o painel de instrumentos de 10,25 polegadas (que integra o Audi Virtual Cockpit). A tela do sistema multimídia agora está integrada ao painel e não está mais em balanço (e retrátil).

Visualmente, há a percepção de uma subdivisão em três níveis. No mesmo nível da tampa do painel de instrumentos digital, duas saídas de ar condicionado estão posicionadas nas laterais. Observe que eles não são mais circulares, mas quadrados. Na mesma linha da tela de infoentretenimento estão as outras duas aberturas, camufladas sob três faixas horizontais (a central cromada). Uma superfície cor de alumínio divide esta parte do painel da parte inferior, que abriga os controles de clima. Esta escolha contrasta com os primos Golf, Leon e Octavia em que o clima agora é gerido a partir do ecrã táctil.

Leia também:  Jaguar XKSS volta a ser Produzido em Edição Super Limitada

Sob o painel de controle do clima está o compartimento onde você pode armazenar o smartphone para carregamento sem fio. Então, passamos a falar sobre o túnel central, onde agora existem poucos controles. É, portanto, muito limpo, especialmente se você escolher uma versão com uma transmissão automática S Tronic. Na verdade, existe a pequena alavanca "base" shift-by-wire. Por fim, observe que o porta-luvas retém a trava, o que é raro no segmento C.

Novo Audi A3 Sportback 2022: conectividade e ADAS

A tela de infoentretenimento tem 10,1 polegadas e, ao contrário do que acontece com o Audi de última geração, é equipada com feedback acústico em vez de feedback tátil. É baseado na arquitetura modular MiB3 já vista em outros modelos do grupo VW e, para aproveitar os serviços online, possui LTE sim e hotspots Wlan. Depois, há o assistente de voz inteligente, além do Apple Car Play e do Android Auto. Este último atualmente só pode ser usado via cabo e o modo sem fio só virá mais tarde junto com o assistente de voz Alexa.

Em vez disso, a instrumentação fornece, dependendo do acabamento escolhido, um display de 10,25 ou 12,3 polegadas (somente neste último os gráficos podem ser personalizados). Um display head-up também está disponível como opção.

Quanto ao Adas, a frenagem automática de emergência, o assistente de manutenção da faixa e o controle de cruzeiro são itens padrão em toda a linha. A pedido, você pode ter o controle de cruzeiro adaptável e o sistema de manutenção de trajetória ativos até 210 km / h.

Motores e acessórios

O Audi A3 Sportback estará disponível, na fase de pré-venda, com três motores:

35 TFSI com motor a gasolina 1.5 turbo de quatro cilindros com 150 cavalos de potência

30 TDI com 2.0 litros 4 cilindros 116 HP diesel

35 TDI com o 2.0 diesel 4 cilindros 150 HP

Leia também:  Chevrolet Prisma 2018 - Novidades, Preço e Fotos

Posteriormente, a gama da oferta será expandida, com versões híbridas leves, híbridas plug-in e movidas a metano. Em alguns casos, a tração integral Quattro, marca registrada da Casa dos Quatro Anéis, também está disponível.

30 TFSI com 110hp 1.0-litro de gasolina 3 cilindros (com manual ou S Tronic)

35 TFSI na variante híbrida moderada

40 TDI com 190 cv 2.0 e tração Quattro

310 cv S3 com gasolina 2.0

30 g-tron com 131 HP 1.5 turbo-metano

plug-in híbrido com o 1.4 TFSI, em duas variantes de 204 cv e 245 cv.

A versão híbrida moderada usa um gerador chamado RGS e é conectado ao motor por meio de uma correia. Em desacelerações, a energia é gerada e armazenada em uma bateria de baixa tensão de 48 volts. Em aceleração e pick-up, o RGS trabalha em conjunto com o motor a gasolina e pode entregar no máximo 12cv e 50Nm de binário. Além disso, com este sistema, o A3 Sportback pode navegar por no máximo 40 segundos.

Dependendo da potência do motor, o carro é equipado na parte traseira com um feixe de torção ou multilink (este último a partir de versões de 150 HP). Na frente está sempre um McPherson.

Atualização: o 3 cilindros 1.0

A gama de motores do Audi A3 Sportback é enriquecida na faixa de potência mais baixa. Estreia-se o motor 1.0 TFSI, um motor turbo de três cilindros que entrega uma potência máxima de 110 cv e 200 Nm de binário (que já chega a 2.000 rpm). Este motor é particularmente leve: seu peso é de apenas 88 kg, graças ao cárter de alumínio e aos pistões de liga leve. Para melhor resfriamento possui também coletor de exaustão integrado na cabeça do cilindro.

Os desempenhos são muito respeitáveis, se pensarmos que é a motorização de acesso à faixa A3: 10 segundos para 0-100 e 204 km / h de velocidade máxima.

O trem de força é micro-híbrido, já que o 3 cilindros é combinado com um gerador de 12 V. Consumo declarado baixo: quase 19 km / litro em ciclo misto.

Por Marina Costa

A3 Sportback 2022

A3 Sportback 2022

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.