Mercedes-Benz Classe C 2021 – Características, Lançamento



O novo Mercedes-Benz Classe C recebeu nova reestilização e será comercializado em duas versões, a sedan e a perua.

Na última terça-feira (23), a Mercedes anunciou o novo Classe C, com design reestilizado, novas tecnologias e um tamanho maior. Depois de seis anos no mercado sem receber nenhuma estilização, agora é possível escolher entre o modelo sedan e perua.

Em seu exterior, o modelo preserva a identidade da marca, mesmo que o novo design seja inovador e bastante agressivo. A grade foi redesenhada e agora possui dimensões maiores, já os faróis receberam um design angular e luzes com tecnologia LED. Diferente do modelo anterior, a marca optou por não colocar o símbolo da Mercedes sob o capô do veículo.



A traseira ganhou um design semelhante ao modelo Classe S. As lanternas receberam um novo posicionamento e um design mais fino, que ocupa um pequeno espaço da tampa do porta-malas. O porta-malas é bastante espaçoso, e abriga 455 litros na versão sedan e 490 litros em sua versão perua. No entanto, a capacidade pode aumentar três vezes mais ao rebater os bancos traseiros.

O novo Classe C é construído sobre uma nova base, que aumentou o comprimento do modelo em 6,5 cm, para a versão sedan, e 4,9 cm na versão perua. Já a largura está 1 cm maior em ambas versões. Segundo a marca alemã, o modelo traz maior conforto para os passageiros, em especial para as áreas dos ombros e das pernas.



Internamente o modelo se assemelha ainda mais aos modelos Classe S, já que o design do console possui poucas diferenças. Além disso, o veículo possui duas telas, sendo a primeira responsável pelo painel de instrumentos do veículo e a segunda pela central multimídia. O tamanho das telas varia entre 10 ou 12 polegadas, dependendo da versão escolhida no momento da compra. A central do veículo também possui tecnologia de reconhecimento de fala, e segundo a marca alemã, o veículo é capaz de interagir com os ocupantes do veículo.

Leia também:  Volvo XC40 - Lançamento, Características

O Classe C terá versões a gasolina e diesel, porém as versões a diesel só estarão disponíveis na Europa. A versão híbrida é do tipo plug in, ou seja, o modelo utiliza um motor elétrico associado ao modelo convencional. Nesse caso, o motor híbrido-leve de 48 volts, armazena energia da frenagem para utilizá-la quando o percurso exigir maior desempenho do motor convencional, alcançando uma potência de até 312 cv.

Por falar em motor, o coração do Classe C é um MX254 2.0 turbo de 4 cilindros, que entrega até 258 cv de potência na versão C300. As versões C180 e C200 contam com motor 1.5 turbo. Todas as versões são equipadas com transmissão automática de até 9 velocidades.

A Mercedes planeja utilizar o novo Classe C para ganhar o mercado ocupado pelo BMW série 3

A Mercedes é uma das maiores montadoras do mundo, e possui um grande público nos Estados Unidos, Alemanha e China. O modelo Classe C, que foi lançado há seis anos, viu a sua porcentagem de vendas cair nos últimos anos, devido ao modelo BMW Série 3, seu principal concorrente. O sedan médio da concorrente teve seu design renovado e novas tecnologias implementadas no ano de 2018.

No Brasil, o modelo Classe C foi durante anos o modelo mais vendido da montadora alemã em território nacional. Porém, em 2020 foram emplacadas apenas 2.164 unidades do modelo, uma queda de aproximadamente 40% em relação a 2019. Enquanto isso, 5.170 unidades do BMW Série 3 foram emplacadas no país.

O novo Classe C não será fabricado no Brasil, como acontecia com a sua versão anterior. Isso se deve ao fechamento da fábrica da Mercedes em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Devido à importação e ao crescente aumento do dólar, o preço estabelecido para o novo Classe C deve ser superior a R$239.000, valor do antigo Classe C no país.

Leia também:  Mercedes-Benz Classe C 2018 - Versões, Especificações

Estimativas indicam que o modelo estará disponível para encomenda no Brasil, apenas no final do ano de 2021 ou início de 2022.

Por Wendel George Peripato

Mercedes-Benz Classe C

Mercedes-Benz Classe C

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.