Fim do Toyota Etios no Brasil



Modelo ainda será produzido no Brasil, mas para outros países da América Latina.

Mais um carro para a lista daqueles comercializados somente fora do Brasil. Entenda por que isso aconteceu e saiba quais os carros que deixaram o mercado brasileiro de automóveis.

Desde o final de 2019, o Toyota Etios sofreu quedas em suas vendas, e aparentemente a Toyota resolveu agir sobre o problema. Basicamente, o Toyota Etios não será mais vendido no Brasil e você entenderá o motivo neste artigo.



A realidade é que não foi somente o Etios que deixou de ser vendido por aqui. Muitas montadoras vêm desistindo do cenário brasileiro, como foi também o caso do Ford Ka. Uma notícia ruim para os amantes de carros populares.

Montadoras Fiat, Toyota e Ford, aparentemente não querem focar em preço baixo.

Trata-se de uma nova tendência de mercado. As montadoras mais famosas, em especial a Ford – que afirmou posicionar seu foco em automóveis de preço mais elevado – deixam claro a nova meta de produção para o público.



Os carros com menores preços – das marcas citadas – estão aos poucos deixando o mercado brasileiro, como foi o caso do Ford Ka. Para se ter uma ideia, o carro que a Ford tirou de linha no Brasil era o mais barato da marca. Atualmente, só podem ser encontrados veículos com valores acima de R$150.000 nesta montadora.

As novas escolhas de veículos

Apesar de não serem mais vendidos no Brasil, exemplares do Etios serão fabricados na montadora de Sorocaba. No entanto, o foco é no novo Corolla Cross, e por este motivo as unidades da Toyota estão se organizando para atender a demanda do novo carro.

Leia também:  Ar-Condicionado Automotivo - Limpeza, Consumo e Manutenção

A previsão é que deixemos de ver novos Toyota Etios no Brasil por volta de abril, e apesar disso, o veículo ainda será exportado do país para outros vizinhos latinos. O Corolla Cross será lançado no mesmo período em que o Etios irá se aposentar.

Fato é que o mercado de automóveis está se atualizando, principalmente no Brasil. Para se ter uma ideia, em menos de um mês, 3 modelos de carros deixaram o mercado brasileiro.

A realidade é que há modernização, e também existem carros muito mais eficientes sendo produzidos a um preço mais vantajoso que os antigos. A montadora, assim como qualquer outra empresa, não pode sair no prejuízo.

Com um histórico de perda de mercado e ainda um preço de carro popular, o Toyota Etios simplesmente deixou de ser vantajoso ao ser comercializado no Brasil. No entanto, isso não significa um fracasso total da Toyota.

Modelos de 2022

Apesar de estar limitando as linhas antigas, a Toyota está investindo muito na inovação dos novos modelos. Por este motivo, talvez seja benéfico para o próprio mercado brasileiro que a inovação se posicione e ganhe mais espaço entre os automóveis. As novidades da linha de 2022 são:

  • A cobertura traseira não terá mais central de multimídia

  • Algumas versões irão possuir maçanetas internas da cor prata

  • O ALTIS 2.0L Premium contará com tela de 7 polegadas (na versão antiga somente 4,2’’)

  • Haverá também inclusão de sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro) nesta nova versão do Altis.

Já com quase 10 anos de mercado, o Toyota Etios após apenas 5 anos de lançamento recebeu o melhor ajuste de produto. Apesar de ter sofrido queda nos anos subsequentes, teve mais de 614 mil unidades produzidas, ao todo.

Leia também:  Waze lança Novo Serviço de Caronas no Brasil

Sendo assim, apesar de ter chegado em um momento de dar lugar às novas criações da Toyota, o Etios ainda será lembrado como um carro popular entre os brasileiros. Juntando-se ao Ford Ka e ao Fiat Uno, o Toyota Etios se despedirá do Brasil em abril, não havendo mais previsão de vendas do veículo.

Qual será o próximo carro a se despedir do nosso mercado? Se tiver algum palpite, comenta pra gente!

Por Camila Lacerda

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.