Mercedes-Benz EQA – Lançamento, Características



O EQA, versão 100% elétrica, é o primeiro modelo dessa família de SUVs\’ da Mercedes-Benz, mas vem novidade por aí e algumas versões estão sendo aguardadas para os próximos meses, inclusive algumas com mais de 260 cv de potência.

A Mercedes-Benz já revelou ao mercado o EQA, versão que é 100% elétrica e faz parte da 2ª geração do SUV GLA, trazendo várias novidades e prometendo ser um forte concorrente. Mas esse modelo acabou ficando posicionado abaixo do EQC, porém, chega para ser a opção de entrada no seguimento de elétricos da empresa que contará com seis modelos diferentes.

Serão 4 SUVs e 2 sedans, assim a Mercedes-Benz espera atender a todos os gostos. No caso do EQA, versão 100% elétrica, o lançamento na Alemanha terá valor de 46,5 mil euros, ou seja, cerca de R$ 305 mil aqui no Brasil sem levar em consideração os impostos. Essa versão custa 35% a menos que o EQC, que tem valor inicial de tabela na casa dos 71,3 mil euros.



Um diferencial do EQA é que o modelo traz um design totalmente inspirado no EQC, mas com os faróis um pouco mais afilados e é como se estivessem ligados à falsa grade dianteira, que é na cor preto brilhante e traz frisos centrais que se destacam por serem cromados. Na parte de trás também tem novidades, pois o modelo conta com uma nova tampa para o porta-malas, não tendo mais a placa de identificação, pois a mesma agora se encontra no para-choque que foi totalmente redesenhado.

Lanternas interligadas também foram adicionadas ao SUV elétrico e chama a atenção a barra iluminada que acaba se destacando do conjunto. Para finalizar o design, a logo da empresa não está mais na parte superior da tampa, agora fica bem ao centro.

Leia também:  Comprar, Financiar ou Alugar um Carro para ser Motorista de Aplicativo


O objetivo da Mercedes-Benz era justamente conseguir deixar o EQA o mais próximo possível do EQC e as mudanças no visual foram determinantes para que isso acontecesse, além de melhorar o arrastro aerodinâmico do veículo. Como o desenvolvimento aerodinâmico foi todo feito digitalmente, o modelo alcançou índice de somente 0.28.

O EQA 250 é a versão de lançamento e ganhou motor elétrico de 190 cv de potência, 28,2 kgfm de torque e de acordo com informações da empresa, a aceleração vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos e a velocidade máxima chega a 160 km/h. As baterias são de íons de lítio e oferecem 66,5 kWh de capacidade, tendo poder de alcançar até 486 km de autonomia. Para conseguir recarregar a bateria em 80% de sua capacidade o tempo fica na médica de 30 minutos se for nas estações de carga rápida que oferecem corrente contínua. No caso do wallbox de corrente alternada, aí o tempo de recarga vai para quase 6 horas.

O interior do novo SUV elétrico tem o mesmo estilo do GLA, porém, traz cores novas e o material de acabamento é um pouco melhor. E o EQA ainda oferece um sistema inteligente de navegação integrada, capaz de analisar a rota e informar a respeito das paradas que serão necessárias para que novas recargas possam ser realizadas, o que deixará o motorista bem mais informado e tranquilo.

Entre os itens de série, estão os faróis full LED que contam com controle automático para facho alto, as rodas são de 18 polegadas e o porta-malas pode ser aberto ou fechado sem usar as mãos. A iluminação ambiente fica diversificada, já que são 64 cores disponíveis e a central multimídia é bem moderna. Caso o cliente tenha interesse, poderá solicitar os pacotes visuais Night Package e AMG Line.

Leia também:  Novo Polo 2018 tem Primeiras Imagens Divulgadas

O EQA, versão 100% elétrica é o primeiro modelo dessa família de SUVs' da Mercedes-Benz, mas vem novidade por aí e algumas versões estão sendo aguardadas para os próximos meses, inclusive algumas com mais de 260 cv de potência.

Terá ainda uma versão com capacidade de percorrer pelo menos 500 km quando estivesse com a carga completa, mas por enquanto esta é uma opção que se encontra nos planos da Mercedes-Benz, sem previsão ainda de lançamento.

Por Russel

Mercedes-Benz EQA

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.