Aditivo para Radiador – Dicas de como usar corretamente



O aditivo para radiador é muito importante para o bom funcionamento do carro. Ele não substitui a água, ou seja, eles devem ser utilizados em conjunto.

Um dos assuntos que mais geram dúvidas nos motoristas é a troca de água do radiador. Mas, por quê? Por causa de um produto chamado “Aditivo para o radiador”, basicamente. Esse produto é usado para que seja evitado a ferrugem fruto da circulação de água pelo local. Assim, ele também ajuda no combate ao congelamento e a própria fervura da água. Entretanto, gostaríamos de sublinhar aqui um ponto: o aditivo para radiador NÃO substitui a água. Eles devem ser utilizados em conjunto.

É sobre isso que falaremos aqui neste artigo, sem mais delongas. Desejamos uma boa leitura e uma boa saúde para o seu carro!



Radiador

De forma resumida para que você compreenda com clareza, o radiador é um sistema que realiza troca de calor com o meio externo. Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que o radiador faz uma troca de ar com substâncias líquidas que estão presentes nesse sistema.

O radiador possui um núcleo e esse núcleo tem diversas ramificações que são parecidas com tubinhos ou colmeias, a depender da sua imaginação (o formato também tem muita relação com a eficiência do radiador, sabia?) É nesse núcleo onde ocorrerá essa troca de ar.



Então, seguindo aqui a lógica, podemos dizer que quanto maior for o radiador do seu carro, maior, então, será a troca de calor realizada. A consequência? Um poder muito maior de resfriamento dos equipamentos internos do seu veículo. Em alguns modelos, os radiadores possuem umas espécies de ventanas e elas ajudam a resfriar o carro mesmo quando ele está em movimento. Bem legal, não é?

Leia também:  Citroen C4 Picasso 2018 - Especificações, Ficha Técnica

Aditivo

Muitas pessoas costumam colocar água no radiador do seu carro. Bom, queremos começar falando que nem toda água é pura. Sabia disso? Nem mesmo essas águas que a gente bebe em casa ou no trabalho. Mas, por quê? Simples: ela é cheia de minério de ferro. O problema disso é que ela vai potencializar as chances de enferrujamento que danificam e muito a bomba de água e diversos outros equipamentos que compõem o seu sistema de arrefecimento.

Omonoetilenoglico. Já ouviu falar nessa palavra? O nome pode ser complicado, mas a funcionalidade é bastante simples. Ela é uma substância que está contida no aditivo e é a responsável por conceder mais eficiência e durabilidade ao seu radiador. Além disso, ela também evita a oxidação do motor (uma dor de cabeça tremenda!) e se certifica que não haja evaporação/congelamento.

Como usar um aditivo no radiador do seu carro

Um litro de aditivo é a quantidade mínima que seu radiador deve conter para funcionar adequadamente. Só quando tiver essa quantidade é que você pode acrescentar um pouquinho de água.

Geralmente, os fabricantes dos veículos indicam os melhores radiadores para serem utilizados, mas caso não encontre essa informação facilmente, entre em contato com eles para solucionar a sua dúvida e escolher o melhor produto. Ou então você pode procurar uma oficina da sua confiança e com credibilidade para te dizer isso.

É importante que você não compre marcas desconhecidas do mercado automotivo. Acredite na credibilidade das grandes empresas. Busque opiniões de quem você conhece, veja quais marcas eles utilizam e compre a que melhor couber no seu orçamento. Veja quais marcas eles utilizam e compre a que melhor couber no seu orçamento. Além disso, marcas desconhecidas podem vir com as porcentagens das substâncias bem diferentes do recomendável e isso acabar prejudicando muito o seu carro. Em situações de emergência, a água deve ser usada por tempo bem limitado e o aditivo deve ser adicionado o mais rápido possível.

Leia também:  Peugeot 408 2018 - Ficha Técnica, Especificações

Só com o aditivo você garante que o seu radiador estará funcionando de forma 100% perfeita, evitando que, no pior dos casos, o motor venha a fundir. Isso ocorre, como dissemos acima, quando acontece a oxidação. Os custos envolvidos quando isso ocorre são altíssimos, portanto, atenção ao aditivo do radiador!

Por Ana Beatriz Barbosa Costa

Aditivo para radiador

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.