Carros com Apple CarPlay no Brasil



Hoje são cerca de 500 veículos compatíveis com a plataforma da Apple, entre eles: Chevrolet, Fiat, Ford, Kia, Nissan, Renault, BMW, Audi, Citroen, Chrysler, Cowin Auto, Datsun, Genesis, GMC, Haval, Volkswagen, Honda e muitos outros.

Graças ao Apple CarPlay é possível conectar um veículo a um determinado modelo de iPhone, lembrando que nem todos os carros são compatíveis com essa tecnologia. Uma vez conectado é possível acessar o ecossistema da Apple e assim usufruir de todos os benefícios com apenas alguns toques no painel.

O CarPlay chegou ao mercado em 2014 e foi uma grande revolução, pois trouxe uma nova opção para os motoristas e demais ocupantes do carro terem acesso a informações e muitos outros benefícios. Com o passar dos anos o sistema foi sendo aperfeiçoado e trazendo novas funcionalidades, além de ficar mais fácil de ser utilizado, inclusive por leigos.



O usuário pode conectar seu iPhone ao sistema do carro e acessar diversas funções que antes estavam disponíveis apenas no smartphone, inclusive o Spotify e também o Apple Music, podendo ainda fazer e receber chamadas, conferir o Apple Maps e assim por diante.

A grande maioria dos carros começaram a ter suporte ao Apple CarPlay a partir de 2016, sendo que algumas marcas ainda disponibilizam as atualizações do sistema para modelos mais antigos. Hoje são cerca de 500 veículos compatíveis com a plataforma da Apple, entre eles: Chevrolet, Fiat, Ford, Kia, Nissan, Renault, BMW, Audi, Citroen, Chrysler, Cowin Auto, Datsun, Genesis, GMC, Haval, Volkswagen, Honda e muitos outros.



O site da Apple disponibiliza uma página com todas as marcas e modelos para facilitar a pesquisa do usuário, é só acessar aqui (www.apple.com/uk/ios/carplay/available-models) para conferir a relação completa. A disposição está em ordem alfabética, assim fica ainda mais fácil para descobrir se o carro de seu interesse é compatível.

Leia também:  Recall do Peugeot 308 e 408 no Brasil

Mas não basta conferir quais são os carros compatíveis com o Apple CarPlay, também é importante averiguar se o seu iPhone oferece esta tecnologia, já que nem todos os modelos são compatíveis.

Para facilitar, é só lembrar que o CarPlay funciona perfeitamente com os iPhones que trazem o sistema operacional iOS7, as versões posteriores e com um conector Lightning, assim os modelos mais antigos também podem ser usados, começando pelo iPhone 5 e indo até o iPhone 11 Pro Max.

Para ter acesso às configurações do CarPlay é muito fácil, basta estar com o smartphone em mãos e ir na opção 'Configurações', depois em 'Geral' e finalmente acessar 'CarPlay'.

Quando o veículo é compatível como CarPlay é só sincronizar o sistema com o iPhone utilizando o Lightning Connector por uma porta USB do carro. Vale ressaltar que a Apple lançou o suporte sem fio em 2015 com a chegada do iOS9, mas isto só vale para os veículos que também oferecem essa tecnologia.

Uma vez que a conexão é estabelecida, o usuário já pode começar a acessar os dados através do iPhone e assim dar um toque especial no veículo, disponibilizando informações e lazar.

Há um botão de controle de voz no volante do veículo que é compatível com o CarPlay e ele deve ser pressionado sempre que o motorista quiser acessar a Apple Siri, o assistente de voz da empresa. Com esta funcionalidade fica mais fácil enviar uma mensagem e até mesmo realizar uma chamada.

Com o Siri é possível acessar as funções sem o uso das mãos, o que garante maior segurança, uma vez que o motorista não precisará desviar o olhar de onde realmente é importante, ou seja, a área externa do carro. Com o Siri também é possível conferir as mensagens recebidas ou enviar um novo texto, ligar para familiares ou amigos e até mesmo retornar uma chamada que foi perdida.

Leia também:  Montadoras que aumentarem a eficiência do etanol terão descontos no IPI

Vale lembrar que o sistema suporta vários aplicativos que são amplamente utilizados, como: Zoom, WhatsApp, Google Play Music, Waze, Google Maps, Overcast, Spotify, Amazon Music, Tidal, Pandora, Vox, entre outros.

Por Russel

Apple Carplay

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.