Volkswagen Up! 2021 para 4 Passageiros



Modelo sofre mudanças para seguir normas antes de sair de linha.

Uma solução um tanto quanto simples foi a encontrada pela Volkswagen para fazer com que seu Volkswagen Up! pudesse estar dentro do que determina a nova Legislação Brasileira de Trânsito. Sendo este um dos veículos que tem menor preço entre os de motor turbo, o Volkswagen up! é considerado o melhor subcompacto vendido no país. E, justamente por essa razão, muitos que o adquiriram devem estar bastante satisfeitos com ele. Inicialmente lançado com capacidade para cinco pessoas, provavelmente pode ter sido escolhido por alguns como um automóvel sob medida para um casal com três filhos. Mas a partir de 2021 isso mudou. Entenda agora o que aconteceu com este que seria um carro perfeito para uma família com cinco integrantes.

A Legislação Brasileira determina agora que os automóveis tenham cinto de segurança de três pontos, e um apoio de cabeça para cada um dos passageiros, incluindo também para aqueles do banco traseiro. Mas nem todos os automóveis atendiam esta exigência. Era possível encontrar carros sem o cinto com três pontos e o apoio para cabeça, no lugar do meio do banco traseiro. Entre estes estão o Voyage, o Gol, o Fox e também o Volkswagen up!.



E o que podia ser esperado da Volkswagen para solucionar este problema? Claro que todos irão pensar que ela deveria colocar o que estava faltando – o caso o cinto de três pontos. E foi sim o que a Volkswagen fez, mas apenas nos outros modelos, deixando o Volkswagen up! de fora. E por que ela agiu assim? A resposta para esta pergunta é: desde que chegou ao Brasil, o carro nunca conseguiu atingir a venda esperada pela fábrica. Não se sabe o motivo, mas o fato é que este não fez o sucesso que se esperava. Por essa razão, em vez de fazer as modificações necessárias para que o carro continuasse a ter cinco lugares, a fabricante tomou uma decisão que não envolve acréscimos nos custos. Para que o Volkswagen up! pudesse se enquadrar na Legislação, a Volkswagen decidiu homologar o modelo no DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) como carro para levar apenas quatro pessoas e não mais cinco. Na verdade, o que fez, é que em vez de acrescentar equipamentos no automóvel, ela fez exatamente o contrário. Acabou por tirar o cinto de dois pontos, assim como o protetor de cabeça e, através de uma etiqueta colocada neste lugar do meio do banco traseiro, deixar um aviso bem claro de que ninguém pode viajar naquele espaço.

Leia também:  Novo Hyundai ix35 - Confira as mudanças e novidades do modelo

Dessa forma, o automóvel está dentro das normas, sem nenhum grande investimento extra. Mas agora tornou-se proibido viajar 5 pessoas dentro do Volkswagen up!. Isso significa que um casal com três filhos, por exemplo, não poderá mais viajar com todos eles no carro up! versão 2021. Se o fizer, corre o sério risco de ser parado na estrada. Mas o carro está de acordo com todas as determinações da Legislação. O motorista do carro deve somente ter ciência de que se resolver viajar com três pessoas na parte de trás, estará fazendo algo ilegal.



A partir de agora, é certo que a opção por este novo modelo seja considerada apenas por pessoas que realmente esperam adquirir um carro compacto e que não esperam que este ofereça muitos lugares. E, se você é uma dessas pessoas, é bom correr: O lançamento da linha 2021 da Volkswagen não garante o up! para o ano de 2022, já que tinha sido cogitado o fim de sua fabricação.

E uma última curiosidade sobre o modelo: embora antes no Brasil tenha sido homologado para cinco ocupantes, na Europa, o Volkswagen up! já é um automóvel com capacidade apenas para quatro lugares há algum tempo – talvez por ser um modelo compacto.

Redatora Henri

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.