CRLV Digital – Como Emitir e Imprimir o Documento do Carro em Casa



Saiba aqui como emitir e imprimir o CRLV em casa.

Que a pandemia trouxe enormes prejuízos e dificuldades para muita gente é um fato inegável, mas em contrapartida, alguns dos avanços tecnológicos que conseguimos foram excelentes para todos nós.

O Governo que muitas vezes é criticado por conta da burocracia encontrada no serviço público também resolveu aderir a essa onda tecnológica e vem inovando e buscando novas maneiras de trabalhar sem causar aglomeração e esperas intermináveis para os usuários.



A novidade é que, a partir de 04/01/2021, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passaram a ser obtidos exclusivamente por meio eletrônico e se fundiram em um único documento, chamado CRLV-e, que nada mais é do que o documento do carro, demonstrando que aquele veículo está regular e apto a transitar.

Desde 08/05/2020, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, já era possível através de meio digital, evitando assim, desperdício de tempo e trazendo praticidade aos motoristas.



A renovação do CRLV é feita anualmente e tem caráter obrigatório, lembrando que só pode ser obtida, após o pagamento das taxas e multas inerentes ao veículo.

O novo documento poderá ser emitido através do Portal do Detran, disponível em: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home, em Veículos, pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” ou ainda pelo portal de serviços do Denatran, disponível em: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ .

Com a nova ferramenta, o motorista terá duas opções para levar consigo o documento, que são:

  • A versão impressa, que deverá ser feita em papel A4, em uma única página, com tinta preta e com boa qualidade, permitindo assim que seja feita a leitura do documento através do QR Code ali disponibilizado.
  • A versão digital: baixada através do app Carteira Digital de Trânsito, que quando requisitada, deverá ser apresentada pelo motorista, através da tela do celular. O documento baixado, será idêntico ao documento impresso e poderá ser acessado pelo dispositivo móvel, mesmo que sem acesso a internet.
Leia também:  Novo Fiat Palio 2015 - Novidades e Preço no Brasil

Tanto a versão impressa em casa, quanto a que for baixada pelo app através de dispositivo móvel, possuem validade jurídica.

O app está disponível tanto para Android, quanto para IOS e é importante observar a referência “Governo do Brasil” para garantir a sua autenticidade. Após baixá-lo será necessário que o usuário faça o cadastro no próprio aplicativo e depois solicite o CRLV, informando o número do RENAVAM e a placa do veículo.

O CRLV baixado pelo aplicativo em PDF, poderá ser compartilhado com outras pessoas que também utilizam aquele veículo, sendo necessário que elas já tenham baixado e instalado o programa em seus dispositivos. O documento poderá ser compartilhado com no máximo 5 pessoas.

É oportuno dizer que CRVL Digital ficará disponível junto com a CNH Digital, dentro do app, facilitando a vida do condutor, já que estarão juntos os dois documentos de apresentação obrigatória.

O documento baixado será idêntico ao documento impresso e poderá ser acessado pelo dispositivo móvel, mesmo que sem acesso à internet.

Ainda sobre a versão digital, caberá ao condutor estar atento quanto a manter o celular sempre carregado, pois em caso de ser solicitada a documentação do veículo e não puder ser fornecida em razão de problemas no aparelho ou falta de bateria, o mesmo poderá ser punido com a aplicação de multa.

A nossa dica é que você sempre tenha uma versão impressa do documento, em local de fácil acesso, para evitar esse tipo de problema.

Em caso de viagem ao exterior o documento digital poderá não ser aceito, sendo necessária a apresentação da versão impressa do mesmo.

Caso o interessado não tenha acesso a internet, ainda é possível pedir pessoalmente no DETRAN para que seja impresso no antigo padrão.

Leia também:  BMW X5 - Informações e Novidades sobre a Nova Versão

Para maiores informações, sugerimos que sejam consultadas fontes confiáveis como as citadas neste artigo, tais como: DETRAN e DENATRAN, além do Portal do Governo Federal, disponível em: https://www.gov.br/pt-br.

Autoria: Evelize Juliana da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.