Carros com Android Auto no Brasil



A evolução dos sistemas de multimídia dos carros no Brasil traz muitas vantagens e conectividade aos usuários.

Logo após uma estagnação do sistema de conectividade presente nos automóveis com o sistema Android, está a cada ano trazendo diversas novidades e recebendo uma atenção especial da Google nesses últimos meses. Após ter seu visual e interface para o cliente redesenhados e modificados, é o momento de trabalhar a parte do seu modo wireless, que reduz a necessidade de plugarmos um smartphone no comando de bordo do veículo, e vem ganhando espaço em 15 países latino-americanos – inclusive aqui no Brasil.

Veja que esta nomenclatura, Android Auto, oferece a você a possibilidade de conectar seu smartphone com Android ao sistema de entretenimento ao sistema de computador de bordo do seu veículo, fazendo uso da mesma maneira que você iria utilizar seu celular se estivesse com ele em mãos, e ainda você não necessariamente precisa tocá-lo para executar os comandos, poderá executar as funções do seus smartphone pelo comando de voz que vem integrado ao sistema.



No Brasil, já existia este sistema há vários anos. Contudo o sistema necessitava fazer uso do cabo USB para ser plugado na entrada do veículo. Com a chegada do sistema wireless essa tarefa não é mais necessária, pois a conexão é realizada pelo sistema WIFI do computador de bordo do veículo, que possui a conexão por essa modalidade.

Dessa forma, os sistemas de multimídias dos carros que são comercializados no Brasil, estão agora recebendo o produto Android Auto (www.android.com/intl/pt-BR_br/auto), além do Apple CarPlay. Verifica-se que você poderá adquirir estes veículos com estes sistemas de conectividade.

Leia também:  Toyota inaugura Fábrica em Sorocaba (SP) e vai produzir modelo Etios


As fábricas automotivas passaram nesses últimos anos perdidas enfrentando as diversas novidades que as empresas de tecnologia tinham a oferecer aos seus veículos. E nesse mesmo período de tempo, os carros ficaram cada vez mais econômicos e possuíam poucas novidades tecnológicas e evoluíam de maneira constante, contudo eles estavam apartados dos avanços da tecnologia.

Por vários anos, a maior evolução que esses automóveis traziam era a conexão com o seu smartphone através do Bluetooth, utilizando um protocolo bem antigo.

Porém, felizmente, depois do declínio da indústria e uma maneira de ver mais atenta que os clientes desta década que já estavam conectados a mais tempo digitalmente com a tecnologia das montadoras de carros, que passaram a ir atrás do prejuízo e ofertar parcerias com as mais diversas empresas como a Google e Apple, que detinham os sistemas Android e iOS, nessa ordem.

Deste momento em diante, apareceram no mercado dois novos produtos para o portfólio destas empresas: Android Auto e Apple CarPlay. Esses dois produtos realizavam uma conexão direta com o smartphone com a central de multimídia do automóvel, e possuíam funções que além de oferecer entretenimento podiam até mesmo evitar a causa de acidentes no trânsito.

Toda esta tecnologia já está disponível e pronta para ser utilizada, contudo, no Brasil ainda caminha para surgir nos veículos que aqui são vendidos. Por uma pesquisa realizada em outubro de 2016, apenas seis montadoras ofereciam um destes sistemas em seus automóveis que aqui eram comercializados.

Relação de veículos com Android Auto no Brasil

Essa relação de veículos com Android Auto já veio aumentando e rodam em smartphones com o sistema Android na versão 5.0 (Lollipop), veja a lista desses veículos aqui (carrosbr.com/carros-no-brasil-android-auto-apple-carplay). Esta relação de veículos pode mudar de uma hora para outra, ou seja, a qualquer momento.

Leia também:  Novo Mini Minor será lançado em 2018

O celular é visto com muita relevância no cotidiano das pessoas e raramente nós ficamos desconectados por mais de certos minutos por dia. Com isso, explica-se porque as centrais de multimídia de certos modelos possuem entrada e já contam com a função de espelhamento da tela do smartphone.

Com os sistemas com o Android Auto e o Apple CarPlay, podemos integrar o celular ao carro, e isso nos permite visualizar as informações do aparelho na tela do sistema dos sistemas e ainda acessar os aplicativos e realizar as operações pelo comando de voz sem ser necessário colocar as mãos no celular.

Por Rogério A. Rocha

Android Auto

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.