Cores Preferidas de Carros em 2020



Segundo pesquisas da empresa Axalta, a cor branca permaneceu como a mais cotada, com cerca de 38% de preferência na indústria automotiva.

Que possuir um carro é um item que sempre está presente na lista de desejos de muita gente nós já sabemos, agora você já parou para pensar quais são as cores preferidas pelas indústrias automotivas mundo afora?

A pintura de um carro, obviamente, é um dos itens de maior importância na hora de sua finalização, pois o design costuma ser um atrativo de muitos modelos e está, também, intimamente relacionado a sua cor.



Como sabemos, há pessoas que preferem tons mais opacos enquanto que outros preferem a exuberância dos tons mais vibrantes, sendo assim, essas preferências também se mantêm na hora decisiva de qual modelo de carro levar para casa.

Pensando nesse cenário das cores automotivas, a Axalta, que é mundialmente conhecida do setor de tinta em pó que é utilizada na pintura dos automóveis, faz anualmente um levantamento para conhecer as preferências de cores do setor.



A fabricante de tintas em pó mantém desde de 1953 esse levantamento anual, as informações são coletadas, principalmente, naqueles países que se destacam como maiores produtores do mercado automotivo, entre eles podemos destacar a China, os Estados Unidos e o Japão.

Com isso, as informações referentes as cores são compiladas e compartilhadas com empresas do setor de fabricação, justamente como forma de verificar quais as tendências de cores no setor automotivo, a fim de aprimorar o conhecimento sobre o mercado. Conforme Nancy Lockhart, que é o gerente global de cores da Axalta, a pesquisa fornece direcionamentos para identificar as tendências de consumo dos clientes, sendo assim, serve também para traçar planos de desenvolvimento de cores para o futuro, tudo com base naquilo que o relatório apresenta.

Leia também:  Análise: Ford Territory vs Caoa Chery Tiggo 7

O resultado de 2020 não foi muito diferente com relação aos anos anteriores, a pesquisa encontrou que a cor branca permaneceu como a mais cotada com cerca de 38% de preferência, índice que é muito semelhante à sua popularidade em anos anteriores. E seguida, também não é nenhuma surpresa que a cor preta apareça com destaque, somando cerca de 19% dos veículos mundo afora, todavia, o cinza aparece bem perto quando se coloca em números, somando exatos 15% da preferência mundial.

O relatório de 2020 da Axalta percebeu que, os tons cinza e prata metálico seguiram em queda nas preferências automotivas, ao passo que, o preto apresentou maior crescimento, umas das possíveis explicações se dá pelo o fato de que os carros de luxo são em sua maioria de cor preta, que é muito associada a elegância. Ainda assim, as cores branco, preto e cinza somaram uma fatia de cerca de 81% das cores automotivas mundialmente falando.

Os outros 19% de porcentagem restaram para serem distribuídos entre as cores consideradas cromáticas, que são essencialmente tons que transmitem alegria, luz e diversão. Foi encontrado que o azul conquistou cerca de 7% dessa preferência e foi seguido de perto pela a cor vermelha, que somou 5%.

A cor vermelha está muito associada a paixão e é considerada um tom quente. Com relação ao mundo automotivo, os tons de vermelho costumam seres associados a uma maior manutenção da beleza do carro, esse cenário corrobora para que os veículos pintados dessa cor alcancem interessantes valores na hora de uma possível revenda.

Para completar a lista de cores preferidas no mundo automotivo, foi encontrado também que o marrom marcou cerca de 3%, que foi uma cor muito popular no século passado e parece que vem sendo investido em maior constância nos novos veículos das fabricantes, embora ainda não tenha caído no gosto popular. Logo depois, o amarelo marcou presença e conquistou 2%, seguido de verde e laranja, onde ambos marcaram a casa de 1%, sendo consideradas em sua essência cores mais esportivas.

Leia também:  Peugeot 5008 2018 - Preço no Brasil

Por Valdeilma de Freitas Alves

Cores de carros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.