O novo elétrico Volvo XC40 Recharge chegará ao Brasil em 2021.
Grande novidade no mercado automobilístico está prestes a desembarcar no Brasil, no ano de 2021.
Trata-se do new Volvo XC40 Recharge que, entretanto, segundo os especialistas, não é totalmente inédito, em termos de XC40 eletrificado. Primeira versão foi o híbrido Plug-in T5 Twin Engine, que consistiu em versão eletrificada de SUV sueco, porém, este é movido a combustível também. No presente caso, o motor é totalmente elétrico.
Assim, o novo modelo está munido de dois tipos de motores elétricos, um instalado na parte frontal, e outro na traseira, diminutos, mas, garantindo a tração integral, entregando desempenho de 408 CV, com 660 Nm de força binária máxima, atingindo o chamado Sprint em 0-100 km (h) Nuns escassos na escala 4,9s.
De acordo com os mesmos especialistas, este novo modelo conta com o chamado “One Pedal Drive”, ou seja, o sistema de utiliza somente o acelerador em grande parte das “tarefas diárias” quando o SUV está rodando pelas ruas. Portanto, basta levantar o pé do pedal de acelerador para que o Volvo XC40 Recharge pare quase imediatamente, sendo esta uma tecnologia utilizada em poucas entre as grandes marcas.
Outros destaques: na parte de segurança a Volvo também nunca deixa desejar. O XC40 Recharge está munido de um doa melhores sistemas de assistência para a condução e em segurança, incluindo o recurso Pilot Assist e o sensor BLIS, suplementado pelo comando de sistema Anti-Roubo, que impede que terceiros interceptem o sinal do rádio de comando.
Sobre a autonomia e os tempos de carregamento: por estar mais pesado em 500 kg o novo Volvo XC40, nesta edição, está munido de bateria com potência de 78 KWh. Assim, esse pack de baterias garante mais autonomia, de modo que o veículo pode percorrer até 400 km dentro de um ciclo de WLTP; embora a companhia, segundo seus gestores, não planeje a elaboração de outras modalidades e tamanhos de bateria para o futuro.
Deste modo, o novo Volvo XC40 consiste em um veículo inédito, no sentido de carros elétrico, operando em duas modalidades de motores (elétricos), que entrega eficiente desempenho nas ruas e estradas, além de manter boa autonomia de bateria, como também, equipado de dispositivo que proporciona recarga de até 80% da bateria no espaço de 40 minutos, por meio de carregador rápido com força de150 kW.
Os especialistas explicam o seguinte: é possível utilizar o cabo de carregamento Standard, que está inteiramente associado, adaptado, a qualquer tomada doméstica; mas, neste caso, a recarga tenderá a levar em torno de 30 a 55 horas para reabastecimento, a depender da potência que for possível retirar de uma rede elétrica residencial.
Portanto, para o processo de recarga regular menos longo, os engenheiros recomendam a utilização de tipos específicos de cabos, mais adequados para esses carregamentos, que envolvem potência de 3,5 kW a 11 kW. Por meio desse tipo de cabo o tempo para recarga é positivamente abreviado, podendo reduzir de 18,5 a 5,5 horas do tempo de reabastecimento.
Sobre a capacidade de recarga e de reboque: o new Volvo XC40 Recharge possui capacidade de rebocar bagagem de até 1500 kg. Esta ampla capacidade de carga, situada na bagageira traseira chega a 413 litros, ou seja, estrutura bem inferior em relação à anterior versão equipada de motor térmico (460 litros), mas, essa pequena falta de espaço na nova linha é justificada pelo espaço ocupado pelas necessárias baterias, que são a vida do automóvel.
São mais vantagens, e pequeníssimas desvantagens, que colocam o XC40 Recharge entre os modelos mais avançados na atual indústria automobilística.
Por Paulo Henrique dos Santos