A nova versão do Jeep Renegade, a Moab, foi anunciada no início de outubro de 2020, e é uma variação mais simplificada da versão principal da linha Trailhawk, pois, ainda que apresente o mesmo conjunto mecânico, não possui o conteúdo sofisticado da versão com maior valor de revenda.
No quesito conteúdo e acabamento, a Moab aproxima-se mais da versão mais simples, a Sport. No entanto, a nova versão vem equipada com um motor turbo a diesel, 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, além do câmbio automático com 9 marchas e tração 4×4.
A principal vantagem para aqueles motoristas que desejam um SUV movido a diesel é o preço, pois enquanto a Trailhawk é vendida a R$ 158.290,00, a Moab foi lançada com preço tabelado de R$ 139.690,00, valor este que dá à Moab o título de SUV diesel mais barato a venda no mercado.
A Moab, embora possua um acabamento mais modesto, vem equipada com a nova central multimídia Uconnect, com tela de 7”, que apresenta compatibilidade com os sistemas Android Auto e Appel Carplay. Além disso, o veículo possui sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado dual zone, rodas aro 17 já com pneus de uso misto, ou seja, prontos para o asfalto ou para a terra e, ainda, ganchos para reboque tanto dianteiro quanto traseiro. A nova versão tem também faróis de neblina, seletor de modo de condução junto com quatro tipos de rodagem, e o sistema de freio automático para descida.
Na parte visual, o novo modelo se diferencia dos anteriores por apresentar adesivos na cor preta com a palavra “Moab”, tanto nas laterais quanto na traseira. Preto também é a cor das rodas e da grade dianteira. O novo Moab chegou ao mercado nas cores Prata Billet, Preto Carbon, Branco Ambiente, Verde Recon e Cinza Antique.
O nome Moab, por sua vez, foi escolhido em alusão ao Deserto de Moab, localizado no estado de Utah, interior dos Estados Unidos. Este deserto é um dos lugares comumente usados pela fábrica para realizar os testes de seus veículos em campo, e também para organizar os passeios com os visitantes fãs da marca.
Motor: 2.0;
Combustível: diesel;
Velocidade máxima: 190 km/h;
Potência: 170 cv;
Tração: 4×4;
Torque: 35,7 kgfm;
Direção: elétrica;
Consumo de combustível na cidade: 9,4 km/l;
Consumo de combustível na estrada: 11,5 km/l;
Câmbio: automático de 9 marchas, mas também com modo manual;
Altura: 1.722 mm;
Peso: 1.641 kg;
Largura: 1.798 mm;
Comprimento: 4.232 mm;
Tanque: 60 l;
Porta-malas: 320 l;
Entre-eixos: 2.570 mm;
Ocupantes: 5.
Freios ABS: sim;
Airbag motorista: sim;
Airbag passageiro: sim;
Controle de tração: sim;
Distribuição eletrônica de frenagem: sim;
Alarme: sim;
Ar-condicionado: sim;
Piloto automático: sim;
Travas elétricas: sim;
Volante com regulagem de altura: sim;
Kit multimídia: sim;
Rádio FM/AM: sim;
Entrada USB: sim;
Bancos de couro: sim;
Desembaçador traseiro: sim;
Vidros elétricos dianteiros e traseiros: sim;
Computador de bordo: sim;
Farol de neblina: sim.
A linha Renegade foi lançada em 2015 e, por isso mesmo, já não é mais uma novidade. Pelo ciclo comum do mercado, a linha aproxima-se do momento de ganhar nova geração. No entanto, mesmo não sendo novidade, o Renegade é ainda uma boa opção de SUV bastante cobiçado, e a verão Moab promete dar novo fôlego para a linha enfrentar a concorrência, que tem se intensificado nos últimos tempos.
No Brasil, porém, a compra de veículos a diesel não é unanimidade no mercado. Segundo a FCA, somente 10% das pessoas que compraram SUVs no país optaram pelo modelo a diesel, ou seja, das 42.445 unidades da Moab vendidas no ano de 2020, apenas cerca de 4 mil são do diesel 2.0. Os números, claro, não apagam a qualidade do novo modelo, mas podem atrapalhar um pouco os planos da linha Renegade.
Por Sabrina Ferraz Fraccari
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais