Licenciamento MT 2021 – Calendário de Pagamento



Saiba aqui quando você deve pagar o seu Licenciamento 2021 em Mato Grosso.

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Mato Grosso (DETRAN MT) anunciou que o prazo para que proprietários de veículos realizem o pagamento da taxa de Licenciamento Anual foi ampliado em virtude de todos os problemas econômicos que a pandemia trouxe para os brasileiros.

De acordo com determinação do Código de Trânsito Brasileiro, proprietários de veículos só podem fazer o Licenciamento Anual, após realizar o pagamento da taxa. Além desta taxa é preciso que tenham pago também o IPVA e o seguro DPVAT. Caso haja multas, elas também devem ser pagas.



O adiamento do licenciamento 2021 do Mato Grosso aconteceu com base no Decreto do Estado publicado no dia 15 de dezembro de 2020. O decreto de número 755 que amplia o prazo de pagamento do IPVA e também do licenciamento, busca dar um alívio para os proprietários de veículos diante a situação difícil que todos enfrentam.

Veja como ficou o calendário do licenciamento 2021 do Mato Grosso

Com essa ampliação, o calendário do licenciamento terá início apenas no mês de março. Assim sendo, o pagamento da taxa deve ser no calendário a seguir:



  • Mês de março – final 1, 2 e 3
  • Mês de abril – final 4
  • Mês de maio – final 5
  • Mês de junho – final 6
  • Mês de julho – final 7
  • Mês de agosto – final 8
  • Mês de setembro – final 9
  • Mês de outubro – final 0

Como fazer o pagamento licenciamento 2021 do Mato Grosso

Os proprietários de veículos conseguem pagar a taxa entrando no site do Detran-MT. No site, clicando na opção "Consulte seu Veículo", é possível emitir a guia de pagamento. O site é www.detran.mt.gov.br

Leia também:  Ford Ka SE 1.0 2019 - Análise e Preço

O passo seguinte é a impressão do licenciamento que deve ser realizada em uma folha A4. Para imprimir pode ser no mesmo site do Detran, ou no aplicativo MT Cidadão.

Documento impresso com valor legal

O documento impresso em folha A4 terá valor legal. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) garante a segurança e a autenticidade do documento através do QR Code.

Não existe mais a impressão da licença em papel moeda, somente a versão digital. O documento não deve ser plastificado, pois isso pode tornar mais difícil a leitura do QR Code quando ela for necessária, como em caso de ter que apresentá-la para alguma autoridade de Trânsito.

Menos burocracia para o cidadão

O Detran com isso torna o serviço menos burocrático, além de facilitar o acesso ao serviço para os proprietários. O documento digital ainda traz a vantagem para proprietários de veículos em caso de ter o documento extraviado por qualquer motivo, pois não há mais a necessidade de se pedir a segunda via, bastando apenas entrar no site e imprimir novamente.

Importância de realizar o licenciamento dentro do prazo

Caso o proprietário não regularize a situação dentro do prazo estipulado pelo Detran, ele não pode continuar rodando com o veículo. Desobedecer a essa regra pode causar problemas como multa e ainda 7 pontos em sua Carteira de Habilitação. O ato é considerado uma infração gravíssima (dirigir sem documento) e o proprietário corre o risco de ter o seu veículo apreendido.

Portanto, além de fazer o licenciamento na data correta, o motorista deve sempre trazer consigo o documento que possa comprovar estar em situação regular.

Outros serviços disponíveis no aplicativo do Detran

O Detran disponibiliza através do aplicativo MT Cidadão vários outros serviços com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão às informações de que precisa. Exemplos de serviços oferecidos através do aplicativo: Consulta a Informações do veículo, informações do condutor, resultado de recursos, certidão negativa de multa, Certidão de propriedade, agendamento de exame teórico, consulta de valores e taxas, Processo de segunda via de CNH, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir, entre outros.

Leia também:  Mopar cria Central Multimídia para Jeep Renegade

Redatora Henri

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.