IPVA ES 2021 – Calendário de Pagamento e Valores



Saiba aqui quando você deve pagar o seu IPVA 2021 no estado do Espírito Santo.

Como já é esperado por muitos sujeitos, o fim do ano marca um período que é necessário um maior planejamento com relação ao orçamento familiar, isso se deve ao fato de que essa época é marcada por gastos adicionais. Um desses gastos é destinado especificamente para os motoristas, trata-se do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é um valor cobrado anualmente, onde 50% é destinado aos municípios de emplacamento dos veículos.

Aqueles que não quitarem o valor do IPVA ficam sujeitos a sofrer sanções em forma de cobranças de taxas, o que acaba resultando em maiores transtornos e prejuízos financeiros, além disso, os documentos dos veículos ficam irregulares, o que ocasiona o impedimento de circular com o transporte.



A grande maioria dos estados já começou a divulgar informações sobre a entrega ou emissão do carnê de pagamento do IPVA, assim como também da divulgação do calendário de pagamento, que como já sabemos é organizado com base no número final das placas dos veículos.

No estado do Espírito Santo, região sudeste do País, foi divulgado qual será o valor do imposto em 2021, para realizar o cálculo, o governo utiliza como base as referências de valor de mercado do veículo, que levam em consideração o preço, o modelo, a marca, o ano de fabricação e a espécie. A partir disso, o valor é multiplicado considerando a alíquota, que costuma variar de uma localidade estadual para outra, conforme foi divulgado pelo o governo no estado do Espirito Santo o valor da alíquota sob os carros utilitários, ou seja, aqueles que são de passeio gira em torno de 2%, já para os que possuem caminhões, motocicletas e micro-ônibus o valor será calculado com base em 1% sob o valor do veículo.

Leia também:  Renault Kwid - Novo Carro Substituto do Clio é Apresentado na Índia


Como já é sabido, ficam isentos da cobrança do IPVA aqueles veículos que possuem mais de 15 anos de fabricação, aos donos desses transportes não é necessário se preocupar, pois não é preciso requerer nenhum documento, o próprio sistema do Detran consegue identificar e ofertar a isenção.

Assim como acontece em outros estados, o Espírito Santo vai ofertar 5% de desconto para quem quitar o valor em parcela única até a data de vencimento do boleto. Ainda assim os motoristas também contarão com a opção de parcelar o valor, conforme foi divulgado pelo governo do estado será possível pagar em até 4 parcelas. Para os veículos que são considerados pesados o vencimento do IPVA já começará a partir de março, levando em conta o final da placa. Já os proprietários de veículos considerados leves, terão até o mês de abril para quitar o valor dentro da data de validade do carnê, seguindo o mesmo principio de número da placa como já foi citado acima.

Uma outra novidade que os motoristas precisam se atentar, diz respeito ao fato de que, os boletos do IPVA 2021 não serão entregues nos endereços dos proprietários os veículos. Para ter acesso ao Documento único de Arrecadação (DUA) é preciso acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado através do seguinte endereço https://detran.es.gov.br/ ou então solicitar a emissão do documento por meio do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) https://internet.sefaz.es.gov.br/.

Outro modo muito eficiente e prático de solicitar o imposto é através do aplicativo “ES na palma da mão”. O aplicativo pode ser baixado por dispositivos móveis que operem através dos sistemas operacionais iOS e Android, além disso pode ser acessado também por via web. Com o aplicativo, o usuário pode emitir a guia de pagamento ou então pode ser pago através do código digital do documento, podendo inclusive ser copiado para os aplicativos de banco do usuário, facilitando a quitação do valor do imposto.

Leia também:  Descontos da Chevrolet para Pessoa Jurídica (CNPJ) - Preço dos Carros

Lembrando também que o boleto pode ser pago em qualquer unidade de caixa eletrônico, além de também caixas convencionais e internet banking.

Valdeilma de Freitas Alves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.