Pneu Vencido pode Rodar? Cuidados e Riscos



Confira aqui os principais riscos de rodar com pneu fora da data de validade.

Os pneus são como que os sapatos de um veículo, seja carro, moto, ônibus ou caminhão. Por essa razão, os pneus são as partes mais descartáveis de qualquer automóvel. Portanto, os pneus precisam ter uma boa qualidade e estar em constante revisão, dado que a segurança do carro, em movimento, depende deles.

Assim, entra a importante questão: todo pneu tende a perder a validade de sua qualidade, mesmo que nunca tenha sido utilizado?



Parece que a resposta é afirmativa, pois grande parte do composto de um pneu, borracha, é material orgânico, suplementado de carbono, para evitar o desgaste acelerado. Como foi explicado acima, grande parte das peças de um automóvel são substituíveis, ou seja, têm prazo de validade determinado, sendo os pneus os que merecem muita atenção, considerando que a duração depende de determinados fatores.

Para começar, é importante observar o seguinte:



Embora muitos dos componentes de um automóvel tenham duração bastante limitada, ainda assim existe muita margem para discussões, controvérsias e proporções sobre o tempo que cada tipo de peça descartável tem de duração, ou, dentro de uma linguagem mais técnica, tempo de vida útil.

É muito comum situações como a seguinte: um motorista entrando em conflito com a concessionária devido ao fato de a embreagem de seu veículo ter parado de funcionar normalmente em “tantos” quilômetros; ou freio de outro automóvel não durou muito tempo. Entre essas queixas, a mais frequente é sobre os pneus, dada que a durabilidade dos mesmos varia conforme o peso de veículo, de sua velocidade, de seu alinhamento para direção, do tipo de estrada ou chão por onde transita, entre outros fatores que promovem o inevitável desgaste.

Leia também:  Volkswagen CC 2018 - Fotos e Novidades

Para completar, existe outra situação: todo pneu possui um outro problema que é quase irremediável: o mesmo perde a validade pelo longo tempo em que permaneça na prateleira. Como foi explicado, trata-se de 50% de material orgânico que sofre a ação do tempo. Papel bem refinado pode durar muito tempo, mas os pneus precisam ser utilizados, pois sua finalidade é o contato bruto com o solo, de certa forma, eles precisam estar rodando para durar um pouco mais, por a borracha tende a decompor pela falta de uso, tornar-se quebradiça e pode abrir fissuras. Um pneu que, instalado em um carro, passa por todo tipo de terreno, estrada, ruas, poças de água, que o hidratam, passa por terrenos mais secos, úmidos, arenosos que, por mais que o desgaste, também o renovam em certa medida.

Pneu parado muito tempo é como um eletrodoméstico, se não for utilizado em, pelo menos, seis meses, não funcionará devido à ação corrosiva da ferrugem sobre as peças internas. Um eletrodoméstico em constante uso conserva a sua eficácia, pois suas peças metálicas desgastam suas superfícies, de modo a renovarem as mesmas, impedindo a ferrugem. O pneu também, se não rodar, resseca, racha, e suas fibras de metal também são comprometidas.

Entretanto, existe uma espécie de consenso a estrutura dos pneus: os mesmos podem ser utilizados até seis anos após a sua fabricação, sem qualquer problema, porém, isso não é recomendado, dado que, mesmo assim, o material perde muito de sua aderência, de sua flexibilidade, o que pode acarretar drástica alteração sobre o comportamento do carro.

Por isso, é necessário ter muita prudência, pois à medida que o tempo passa, a material sofre alterações e perde a consistência. Segundo especialistas, em hipótese alguma instalar no carro pneus fabricados há mais de dez anos, mesmo que nunca tenham sido utilizados, pois será sujeitar-se a muitos perigos, dado que existe risco de a estrutura estourar e provocar acidentes.

Leia também:  Fim das Vendas do Chery Cielo e S-18 no Brasil

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.