Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2021 em Minas Gerais.
Todo o início de ano os brasileiros precisam ficar atentos à cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se você está no Estado de Minas Gerais, é importante acompanhar as alterações ocorridas este ano, o que garante o pagamento do imposto dentro dos prazos e condições estabelecidas pelo Governo.
O pagamento do IPVA é fundamental para manter a regularização do veículo em dia, do contrário o proprietário está sujeito a pagar multas. Essa taxa é cobrada de acordo com o valor de cada veículo.
Quer saber mais? Confira, neste post, todas as informações sobre o IPVA MG 2021!
Como consultar o seu IPVA?
Para consultar o valor do IPVA do seu veículo, a primeira coisa a se fazer é acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda MG e clicar no ícone ‘’IPVA’’, que está localizado na categoria ‘’Tributos’’, do lado direito da página. Depois, selecione ‘’Consulta de valores’’.
Em seguida, forneça o RENAVAM do veículo, o ano de exercício e aperte o botão ‘’Continuar’’, que vai mostrar os dados do seu carro ou moto, incluindo o valor do IPVA do ano de 2021.
Como pagar o IPVA 2021 em MG?
O pagamento do IPVA pode ser feito desde o dia 1º de dezembro de 2020, bastando ir até um terminal de autoatendimento das instituições bancárias credenciadas e apresentar o seu RENAVAM. Se você optar por pagar o imposto em um guichê dos agentes arrecadadores, é preciso emitir o guia de arrecadação, que está disponível no site da Secretaria Estadual da Fazenda de MG e também é preciso informar o RENAVAM.
As instituições bancárias nas quais você pode pagar o IPVA são:
- Caixa Econômica Federal;
- Bradesco;
- Casas Lotéricas;
- Banco Postal;
- Mais BB;
- SICOOB;
- Santander.
- Bando do Brasil (apenas para correntistas);
- Itaú (apenas para correntistas).
Vale ressaltar que o Governo mineiro não envia o boleto da cobrança por meio de SMS, caixa postal ou e-mail. Portanto, fique atento para não cair em golpes que costumam ser aplicados nesta época do ano.
Quais são as datas de vencimento?
A data de vencimento do imposto varia de acordo com o final da placa do veículo. Veja como funciona:
- Final 1/2: pagamento da primeira, segunda e terceira parcela nos dias 18 de janeiro, fevereiro e março, respectivamente;
- Final 3/4: pagamento da primeira, segunda e terceira parcela nos dias 19 de janeiro, fevereiro e março, respectivamente;
- Final 5/6: pagamento da primeira parcela no dia 20 de janeiro, da segunda e terceira nos dias 22 de fevereiro e março;
- Final 7/8: pagamento da primeira parcela no dia 21 de janeiro, da segunda e da terceira nos dias 23 de fevereiro e março;
- Final 9/0: pagamento da primeira parcela dia 22 de janeiro, da segunda e da terceira nos dias 24 de fevereiro e março.
Quais são as alíquotas por veículo?
Segundo informou a Receita Estadual, não houve reajuste no valor do tributo. Dessa maneira, o valor cobrado continua sendo 4% para carros e 3% para motos. As pessoas que não conseguirem pagar o IPVA dentro do prazo de vencimento poderão pagá-lo atrasado, porém isso gera juros de 0,3% por dia até um mês. Após esse período, a multa cobrada pelo atraso é de 20%, mais o acréscimo de juros com base na taxa Selic.
Para evitar aborrecimentos, o ideal é pagar o IPVA na data de vencimento. O cidadão que optar por pagar à vista recebe um desconto de 3%, que também é aplicado para quem manteve as obrigações do seu veículo em dia em 2019 e 2020 a partir do programa ‘’Bom Pagador’’.
O não pagamento do IPVA traz consequências graves, como multas e impedimento de emissão do CRLV, o que impossibilita a circulação do veículo.
Simone de Paula Leal