IPVA MG 2021 – Calendário de Pagamento, Como Pagar e Alíquotas



Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2021 em Minas Gerais.

Todo o início de ano os brasileiros precisam ficar atentos à cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se você está no Estado de Minas Gerais, é importante acompanhar as alterações ocorridas este ano, o que garante o pagamento do imposto dentro dos prazos e condições estabelecidas pelo Governo.

O pagamento do IPVA é fundamental para manter a regularização do veículo em dia, do contrário o proprietário está sujeito a pagar multas. Essa taxa é cobrada de acordo com o valor de cada veículo.



Quer saber mais? Confira, neste post, todas as informações sobre o IPVA MG 2021!

Como consultar o seu IPVA?

Para consultar o valor do IPVA do seu veículo, a primeira coisa a se fazer é acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda MG e clicar no ícone ‘’IPVA’’, que está localizado na categoria ‘’Tributos’’, do lado direito da página. Depois, selecione ‘’Consulta de valores’’.



Em seguida, forneça o RENAVAM do veículo, o ano de exercício e aperte o botão ‘’Continuar’’, que vai mostrar os dados do seu carro ou moto, incluindo o valor do IPVA do ano de 2021.

Como pagar o IPVA 2021 em MG?

O pagamento do IPVA pode ser feito desde o dia 1º de dezembro de 2020, bastando ir até um terminal de autoatendimento das instituições bancárias credenciadas e apresentar o seu RENAVAM. Se você optar por pagar o imposto em um guichê dos agentes arrecadadores, é preciso emitir o guia de arrecadação, que está disponível no site da Secretaria Estadual da Fazenda de MG e também é preciso informar o RENAVAM.

As instituições bancárias nas quais você pode pagar o IPVA são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Casas Lotéricas;
  • Banco Postal;
  • Mais BB;
  • SICOOB;
  • Santander.
  • Bando do Brasil (apenas para correntistas);
  • Itaú (apenas para correntistas).
Leia também:  Dicas de como economizar combustível

Vale ressaltar que o Governo mineiro não envia o boleto da cobrança por meio de SMS, caixa postal ou e-mail. Portanto, fique atento para não cair em golpes que costumam ser aplicados nesta época do ano.

Quais são as datas de vencimento?

A data de vencimento do imposto varia de acordo com o final da placa do veículo. Veja como funciona:

  • Final 1/2: pagamento da primeira, segunda e terceira parcela nos dias 18 de janeiro, fevereiro e março, respectivamente;
  • Final 3/4: pagamento da primeira, segunda e terceira parcela nos dias 19 de janeiro, fevereiro e março, respectivamente;
  • Final 5/6: pagamento da primeira parcela no dia 20 de janeiro, da segunda e terceira nos dias 22 de fevereiro e março;
  • Final 7/8: pagamento da primeira parcela no dia 21 de janeiro, da segunda e da terceira nos dias 23 de fevereiro e março;
  • Final 9/0: pagamento da primeira parcela dia 22 de janeiro, da segunda e da terceira nos dias 24 de fevereiro e março.

Quais são as alíquotas por veículo?

Segundo informou a Receita Estadual, não houve reajuste no valor do tributo. Dessa maneira, o valor cobrado continua sendo 4% para carros e 3% para motos. As pessoas que não conseguirem pagar o IPVA dentro do prazo de vencimento poderão pagá-lo atrasado, porém isso gera juros de 0,3% por dia até um mês. Após esse período, a multa cobrada pelo atraso é de 20%, mais o acréscimo de juros com base na taxa Selic.

Para evitar aborrecimentos, o ideal é pagar o IPVA na data de vencimento. O cidadão que optar por pagar à vista recebe um desconto de 3%, que também é aplicado para quem manteve as obrigações do seu veículo em dia em 2019 e 2020 a partir do programa ‘’Bom Pagador’’.

Leia também:  GM é acusada nos EUA por adiar Recall

O não pagamento do IPVA traz consequências graves, como multas e impedimento de emissão do CRLV, o que impossibilita a circulação do veículo.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.