Calendário IPVA 2021



Confira o calendário de pagamento do IPVA dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Alguns Estados ainda não divulgaram o calendário de pagamento e nem o seu valor.

A sigla IPVA, que significa “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, já é conhecida há muito tempo pelos proprietários de qualquer veículo motorizado. Todo início de ano os veículos novos, e até uma certa “idade” que é definida por estado, devem recolher essa alíquota. Mesmo em tempos de pandemia, o pagamento desse imposto é obrigatório!

A isenção desse imposto somente será válida em duas situações, no caso do proprietário ter e comprovar uma deficiência e em carros mais antigo. No caso do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Acre, essa idade é de 20 anos. Em Mato Grosso, essa idade cai para 18 anos.



Nos estados de Tocantins, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas e Amapá, os carros com mais de 15 anos não pagam IPVA. Essa idade cai para 10 anos nos estados de Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás. No estado de Santa Catarina, apenas veículos fabricados antes de 1985 estão isentos do imposto.

Finalizando, dois estados fazem a cobrança se baseando por cálculo progressivo do valor do veículo, Pernambuco e Minas Gerais.



No caso dos proprietários que são portadores de deficiências, por conta de várias fraudes, alguns estados tiveram que reajustar as suas regras, por esse motivo, essas pessoas deverão conferir quais as novas regras para a isenção. Em particular, no estado de São Paulo, aproximadamente 80% das pessoas que solicitaram a isenção nesse ano, irão perder esse benefício. Somente serão permitidas as deficiências classificadas como severa ou profunda.

Leia também:  Ferrari Híbrida - Superesportivo mais caro e veloz da história

A data para pagamento dessa taxa é definida conforme o último dígito da placa do veículo. Começando por São Paulo, os pagamentos já começam no dia 7 de janeiro para as placas de final 1, dia 8 para final 2, dia 11 para final 3, dia 12 para final 4, dia 13 para final 5, dia 14 para final 6, dia 15 para final 7, dia 18 para final 8, dia 19 para final 9 e dia 20 para final 0. Essas datas são para o pagamento da primeira parcela ou da cota única, onde é aplicado um desconto. O valor desse imposto é de 4% do valor venal do veículo.

No estado doRio de Janeiro, os vencimentos começam um porco mais tarde e o critério de final da placa começa pelo número 0, que se inicia dia 21 de janeiro. Placas de final 1 dia 22, final 2 dia 25, final 3 dia 26, final 4 dia 27, final 5 dia 28, final 6 dia 29, final 7 dia 1 de fevereiro, final 8 dia 2 e, finalizando, final 9 de 03/02/2021.

No estado de Minas Gerais, as placas de final 1 e 2 começam a pagar dia 18 de janeiro, final 3 e 4 dia 19, final 5 e 6 dia 20, final 7 e 8 dia 21 e final 9 e 0 dia 22.

No Espírito Santo, o desconto será de 5% para quem pagar o valor do IPVA por inteiro, com vencimento em abril. Quem optar por parcelar esse pagamento, irão começar nesse mesmo mês e terminará em julho, ou seja, pode dividir em quatro pagamentos.

Outro estado que terão os pagamentos se iniciando em abril, é no Rio Grande do Sul. Placas de final 1 vencem dia 1º de abril, final 2 dia 5, final 3 dia 7, final 4 dia 9, final 5 dia 12, final 6 dia 14, final 7 dia 16, final 8 dia 19, final 9 dia 23 e final 10 dia 26.

Leia também:  Volkswagen CC Concept tem suposto teaser revelado

Alguns estados ainda não divulgaram esse calendário de pagamento e nem o seu valor, mas o atraso desse recolhimento pode gerar multa diária e após um determinado tempo, a multa será maior e o nome será enviado ao Cadin estadual.

Por Fernando Dias

IPVA 2021

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.