VEC Itaú – Novo Serviço de Carro Elétrico Compartilhado



Serviço entrará em teste no próximo ano de deve ser parecido ao utilizado no aluguel de Bicicletas e Patinetes.

O banco Itaú divulgou esta semana a criação de um novo serviço que tem como objetivo oferecer uma opção sustentável para a mobilidade urbana. O aluguel de bicicletas (através do Bike Itaú) e de patinetes elétricos, que já foi implementado, serve como inspiração para esse novo projeto.

O VEC Itaú, sigla que significa Veículo Elétrico Compartilhado, também será oferecido por meio de aplicativo do Banco, tal como acontece com o aluguel de bicicletas. Está previsto para o início do próximo ano (2021) a realização dos primeiros testes.



Haverá estações onde os veículos vão poder ser retirados, após ser feita a reserva com data e horário, e o desbloqueio será realizado por meio do app. A bateria dos carros será recarregada nestas mesmas estações – sempre que o veículo for entregue nas estações, será feita a recarga completa da bateria. Não será necessário devolver o carro na mesma estação: o usuário poderá fazê-lo em outros pontos.

O projeto prevê também a integração do Vec Itaú com o Bike Itaú, o que dará a possibilidade ao usuário de fazer parte de seu trajeto de bicicleta, caso esse seja o seu desejo.



Através do aplicativo será possível obter todas as informações necessárias para o planejamento da viagem. Com o objetivo de auxiliar o cliente no itinerário, todos os veículos terão acesso à internet. Para que aconteça a liberação automática das cancelas em pontos de pedágio ou de áreas de estacionamento, os carros contarão com adesivos.

A fase de testes contará com quatro pontos localizados em áreas corporativas da empresa, com isso facilitará o deslocamento de seus funcionários. Essa fase contará apenas com cinco veículos disponíveis para o aluguel. Esses cinco serão:

  • 1 BMW i3;
  • 3 veículos da JAC iEV40;
  • 1 Jaguar I-Pace.
Leia também:  Hyundai revela novo AG e Azera no mercado da Coreia do Sul

Quando o serviço for disponibilizado à população, o número de carros será maior. O aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita em aparelhos Android e iPhone (IOS). Vão estar disponíveis também no App várias informações sobre o veículo alugado.

PARCERIA COM A UCORP

A empresa Ucorp foi a responsável por desenvolver o aplicativo e a plataforma, e será parceira do Itaú, cuidando de toda infraestrutura e da parte logística de todo o serviço VEC Itaú.

O banco planeja no futuro ampliar as parcerias com montadoras, para dessa forma poder oferecer uma quantidade maior de opções para os usuários. A empresa quer oferecer carros silenciosos e que sejam bem menos poluentes.

As normas para prevenção da Covid-19 também são outro ponto importante, por isso todos os veículos da frota serão higienizados de forma a garantir a proteção de todos os que irão utilizar o serviço. Além da higienização, em cada carro haverá um kit para os usuários que sentirem a necessidade de complementar os cuidados.

Após o período de testes, que está previsto para os primeiros meses de 2021, em que o serviço estará disponível apenas na cidade de São Paulo, o banco Itaú pretende levar o VEC Itaú para outras cidades. Não tem ainda uma data prevista para que outras cidades do país possam contar com o serviço.

COMO SERÁ A COBRANÇA PELO SERVIÇO

Não terá um pagamento mensal pelo serviço e o aplicativo é baixado também de forma gratuita. Apenas quando o cliente for fazer uso do VEC Itaú, pagará uma tarifa no início, que será fixa, além de um acréscimo que será contado por minutos de uso, mas os valores não foram ainda definidos.

O Banco Itaú, desde o ano de 2019, oferece aos clientes financiamentos para a compra de carros elétricos e também de híbridos.

Leia também:  Picap - Novo App de Moto Taxi chega ao Brasil

Redatora Henri

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.