Quando Trocar o Filtro do Ar Condicionado do Carro?



Saiba aqui a importância e quando trocar o filtro do ar condicionado do carro.

O filtro de cabine, como também é conhecido o filtro de ar, é uma das principais peças de um veículo quando analisada sob o ponto de vista de saúde de motoristas e passageiros, sendo necessária especial e frequente atenção.

Inicialmente considerado um elemento de luxo, atualmente o ar-condicionado é configurado como item de série na maioria dos modelos disponíveis no mercado automotivo. Ainda assim muitos modelos populares e alguns mais caros podem não ter o filtro de ar vindo de fábrica, como por exemplo os modelos Cobalt e Spin da Chevrolet. Neste cenário é preciso realizar a instalação do item por conta própria.



O filtro de ar e a relação com o veículo

Os manuais dos veículos não costumam ser bem claros em relação a frequência de troca do filtro de cabine e também não reservam o espaço necessário para ratificar a importância de sua manutenção. Porém, a troca deste filtro é fundamental, pois o ar respirado dentro do veículo passa por este item e quanto maior a sujeira ou a idade do filtro, pior a qualidade de ar em circulação no interior do carro.

A principal função do filtro de ar é a retenção de poeira, fuligem e eliminação de todo tipo de impureza presente no ar. Hoje os filtros contam em suas composições com carvão ativado, o que permite que, além de partículas, sejam filtrados os maus odores, além de impedi-los de entrar na cabine. Ao não substituir o filtro de ar no período recomendado haverá acúmulo de umidade na sujeira filtrada e a cabine do veículo se tornará ambiente propício à bactérias e mofo.



Opinião especializada

Especialistas afirmam que a vida útil de um filtro de ar está associada ao ambiente por onde o veículo trafega. Ao rodar continuamente em vias urbanas, com tráfego alto de caminhões, ou estradas de terra, a tendência é de desgaste do filtro de cabine em poucos meses. Quando considerada a circulação em condições normais, o recomendado é realizar a troca do filtro no máximo uma vez por ano, ou quando o veículo alcançar 15 mil km de circulação.

Leia também:  Hyundai HB20 - Novos modelos exclusivos para a Copa do Mundo 2014

O ar no veículo, que entra pelos dutos de ventilação e que alcançam volume de até 540.000 litros/hora, apresentam aproximadamente cinco vezes mais gases poluentes, de escape e alérgenos que o ar circulando do lado de fora, na estrada. E quanto mais altos os níveis de poluição, maiores os índices dos gases.

Os alérgenos são compostos de pequeno tamanho, compostos por proteínas e encontrados em pólens, por exemplo, gerando alergia em pessoas mais sensíveis. Ao estourar, as partículas de pólen lançam seus componentes no ar o que pode resultar na penetração nas cabines de veículos.

É fundamental dispensar total atenção à sinais indicadores de possível danificação no filtro de ar. A perda de eficiência no conjunto de climatização e mau cheiro quando ativada a ventilação são sinais claros de danificação no filtro.

O processo de substituição do filtro de cabine é considerado simples, porém, a posição de seu local apresenta variações conforme o modelo do veículo utilizado. A recomendação mais segura é a leitura do manual do proprietário e caso ainda permaneça alguma dúvida, o motorista deverá entrar em contato com o fabricante do veículo para esclarecê-la.

O mais importante é não negligenciar este tipo de manutenção. Conforme descrito ao longo do texto, desconsiderar o período recomendado, bem como os sinais de possível danificação no filtro de cabine, pode resultar em problemas, não somente no veículo, mas principalmente na saúde de motoristas e passageiros embarcados, já que estarão sujeitos à poluição em estado original, sem possibilidade de ações de prevenção. Portanto, ao primeiro sinal de mau funcionamento, procure um especialista e certifique-se se já é o momento de realizar a troca do filtro.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.