O Chevrolet Onix RS será lançado no Brasil sendo diferente e único. Confira as informações sobre o modelo.
Algumas novidades foram apresentadas pela montadora General Motors para a linha 2021, porém, um dos carros que mais está chamando a atenção, é o Onix RS. A história desse veículo, que cativou boa parte dos consumidores, começou em 2012, passando uma repaginada em 2016 e está vindo agora com duas novas versões, o sedã Onix Plus Midnight e o hatch Onix RS, o qual vamos conhecer aqui.
O Chevrolet Onix RS será lançado no Brasil sendo diferente e único. Único porque ele é o primeiro modelo a receber as siglas RS aqui no nosso país, que significa "Rally Sport", e diferente porque, a estrutura física é de uma hatch compacto, sendo ótimo para andar na cidade e estradas, com um visual de carro esportivo de corrida. O termo usado pela GM, é que o Onix RS vem agora com um "acabamento exclusivo, com pegada esportiva".
No visual, começando pela dianteira, as grades com características de “colmeia” vêm na cor preta, com a famosa logo marca, em tons escuros de cinza, e as siglas RS em vermelho.
O para-choque dianteiro agora vem com um spoiler e os faróis tem uma máscara negra, tem luz diurna "DRL" e as suas molduras são em preto brilhante. Nas laterais, uma saia mostra um carro mais baixo, porém as medidas para essa adaptação não sofreram alteração.
No geral, o conjunto automotivo tem rodas de liga leve, em tom de cinza escuro, de 16 polegadas, teto pintado na cor preta e aerofólio traseiro elevado também preto.
Na parte de dentro, os bancos têm um desenho esportivo, revestidos com acabamento "premium" e de costura vermelha. O volante é uma característica à parte, que é de base reta e vem com comandos de rádio e celular. No painel, a cor vermelha está sempre em destaque, seja nos detalhes, seja no LED dos ponteiros dos instrumentos. Ele tem computador de bordo, aviso sonoro e visual para as conexões de todos os cintos de segurança, chave dobrável estilo canivete, controlador de velocidade, em limite e de cruzeiro, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, painel de instrumento digital TFT de 3,5 " e central multimídia, MyLink, com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, rádio AM/FM, bluetooth com capacidade de até duas conexões simultâneas e entrada USB.
Nas portas, temos trava elétrica com acionamento na chave, abertura automática, também na chave, e vidros elétricos, todos nas quatro portas. Tem ainda os retrovisores externos elétricos na cor preta "high gloss" e alto-falantes, ondo Onix RS vem com um total de seis.
No que diz respeito à segurança, ele vem com seis airbags, dois na frente, dois nas laterais e dois de cortina, alarme anti-furto, assistente de partida em aclive, direção elétrica progressiva, sistema "isofix e top tether" na fixação de cadeiras infantis e os freios tem ABS, EBD e PBA.
Nos bancos, além de todos os detalhes no seu revestimento híbrido, na cor preto Jet Black que só o RS tem, o do motorista tem regulagem de altura e o traseiro é bipartido e rebatível.
Com os seus 1085 quilos, o Onix RS tem um motor 1.0 Flex de 116 e 16,8 Kgfm, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
E para finalizar, o seu consumo, sendo abastecido com gasolina, ele faz 10,1 km/L na cidade e 14,4 km/L nas estradas, sendo com etanol, álcool, ele faz 8,3 km/L na cidade e 12 km/L nas estradas.
No próprio site da montadora, atualmente, não tem valor e nada falando sobre a data de lançamento, mas no site vrum.com.br, a informação é que ele custará R$ 75.590 e estará disponível a partir da primeira quinzena de outubro.
Seja como for, essa máquina estará disponível em breve e você deve conferir pessoalmente numa das várias agencias da GM, do mais, boa viagem!
Por Fernando Ferreira Dias Junior