Diferenças do Seguro Automotivo e Proteção Veicular



Saiba aqui quais são as principais diferenças entre o Seguro Automotivo e a Proteção Veicular.

Você sabe qual a diferença de Seguro Automotivo para Proteção Veicular? Essa é uma dúvida muito comum para a maioria das pessoas, por isso iremos te ajudar a saber essa diferença e optar pela melhor escolha na sua condição. Vamos lá!

A primeira diferença é que os seguros automotivos são oferecidos por empresas seguradoras. A empresa é responsável assume os compromissos e é fiscalizada pelos órgãos governamentais para oferecer os serviços assegurados ao cliente, porém, os preços dos seguros são mais altos.



Já na proteção veicular, não é uma empresa que fica responsável pela segurança do cliente, mas é uma associação, na qual todos os associados acabam sendo de certa forma responsáveis pela proteção do veículo, pagando um valor que geralmente é mais baixo e é dividido entre esses associados. Porém, é preciso saber que a proteção veicular não tem as mesmas garantias e direitos que o seguro, como também não é fiscalizado do mesmo modo pelos órgãos governamentais.

Vamos conhecer um pouco melhor as diferenças entre as duas modalidades:



Adesão

Para a adesão do seguro automotivo é necessário que seja feita uma inspeção no veículo e em seguida deve ser realizado o pagamento da taxa de adesão, no valor integral ou parcelado.

Na proteção veícular o processo é bem parecido, o cliente também paga a taxa de adesão e uma vistoria deve ser feita antes do cliente assinar o termo. A maior diferença é que a proteção veícular é descomplicada e algumas empresas já liberam a cobertura do seu veículo imediatamente após a inspeção.

Preços

As diferenças nos preços entre o seguro e a proteção veícular podem variar muito dependendo das condições. Os seguros geralmente levam em consideração o perfil dos condutores, como sexo, idade, o local onde moram, se possuem garagem, tempo de habilitação e outras características do perfil. Na proteção veícular não há esse tipo análise para determinar o preço.

Leia também:  Chery QQ é Bom? - Análise do Carro

Coberturas

Com relação à cobertura do seu veículo, tanto o seguro automotivo como a proteção veícular oferecem benefícios bem parecidos, como cobertura para colisão, roubo ou furto, indenização a terceiros, alagamento, incêndio e outros tipos de cobertura. Uma diferença é que os seguros geralmente oferecem outros tipos de coberturas em modalidades especiais com custos adicionais, já a proteção veicular geralmente não oferece esse tipo de serviço, o que pode ser necessário em alguns casos.

Um benefício que as associações de proteção veicular geralmente oferecem é desburocratização na hora que o associado passa por algum problema, a assistência oferecida é maior e mais rápida dependendo da situação.

Ainda está com dúvidas? Vamos analisar analisar os benefícios de cada modalidade:

Seguro Automotivo

O seguro automotivo oferece maiores benefícios se você quer uma proteção a mais para seu veículo. Se você depende do seu carro todos os dias para trabalhar, transportar sua família, e quer algumas proteções adicionais devido suas condições de trabalho, ou de viagens particulares, esta modalidade é mais indicada. Sem contar a maior segurança proporcionada pela fiscalização que os órgãos responsáveis aplicam sobre essas seguradoras.

Proteção Veicular

Esse tipo de proteção é ideal para você que tem limitações financeiras, ou não depende do seu veículo para o dia a dia para trabalhar, viajar ou transportar sua família com tanta necessidade. Apesar de ser mais em conta, oferece quase todos os benefícios do seguro e você não precisa ficar preocupado com seu veículo ou gastos que não cabem no seu orçamento.

Se você quer conhecer melhor cada modalidade, vale a pena pesquisar um pouco sobre a confiabilidade das seguradoras, bem como das associações de proteção veicular. Converse com um corretor ou representante, busque estar por dentro dos planos oferecidos. Aproveite também e converse com conhecidos que já utilizam esses serviços para saber sobre a reputação dessas empresas ou associações.

Leia também:  Toyota e Honda pretendem lançar novos modelos no Brasil

Pietra Costa

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.