Como Escolher o Melhor Seguro de Carro



Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter ao contratar um seguro de carro.

Ao adquirir um carro, uma das coisas mais importantes a se fazer é contratar um seguro, pois esse serviço protege o proprietário contra roubos e avarias, evitando que ele tenha prejuízos financeiros. Basicamente, o seguro veicular oferece cobertura para casos de colisões, roubos, furtos, entre outras coisas.

Caso aconteça algum sinistro envolvendo o automóvel, a seguradora é quem arca com todas as despesas, conforme os termos acertados em contrato. Vale ressaltar que o seguro é diferente da proteção veicular, visto que esta segunda é um serviço oferecido por cooperativas que fornecem determinadas proteções, que são pagas pelo fundo recolhido dos cooperados. A proteção veicular não é regulada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), como ocorre com o seguro.



Quer saber mais? Confira, neste post, como escolher um bom seguro de carro!

Pesquise e compare as seguidoras

Na hora de contratar um seguro de automóvel, muitas pessoas se preocupam apenas em analisar o tipo de cobertura oferecida, deixando de lado as informações sobre a empresa, o que pode trazer surpresas desagradáveis no futuro. Portanto, é imprescindível pesquisar sobre a reputação da seguradora no mercado.



Verifique qual é a imagem da companhia na internet, se há muitas reclamações nas suas páginas online. Se possível, converse com quem já contratou o serviço e questione como ele é prestado. Além disso, é recomendado pesquisar pelo nome da seguradora no portal da SUSEP para confirmar se ela está autorizada a funcionar.

Outra questão é comparar as coberturas das seguradoras, uma vez que algumas oferecem serviços limitados, que não contemplam as necessidades do seu veículo.

Leia também:  Problemas no Freio do Carro - Como Verificar?

Defina as coberturas que você precisa

Para saber quais são as suas necessidades e, assim, escolher as coberturas ideais para o seu perfil, é indicado analisar qual é a sua rotina. Liste as atividades para as quais você utiliza o carro, como para trabalhar, quais horários ele é usado, bem como os riscos que está exposto.

No geral, as coberturas mais oferecidas pelas seguradoras incluem furto, roubo, colisão, desastres naturais, incêndio, danos a terceiros, proteção para terceiros, queda de raio, Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), kit gás, vidros, assistência 24 horas, higienização em caso de alagamento.

Preste atenção nas coberturas adicionais

Além das coberturas tradicionais, há as adicionais que podem complementar o serviço. Se você deseja obter uma cobertura extra, cheque com a seguradora se ela oferece a personalização do seguro.

É possível adicionar quantas coberturas você quiser. No então, recomenda-se tomar cuidado para que você contrate somente as coberturas que são necessárias para o seu carro, do contrário o preço do seguro pode ficar pesado por causa de um serviço que você provavelmente não vai utilizar.

Contrate um carro reserva

Você utiliza o seu carro para trabalho e não pode ficar sem? A melhor alternativa é incluir no seu contrato a opção de utilizar um carro reserva caso o seu veículo sofra algum sinistro.

Desse modo, você não fica a pé enquanto o seu automóvel está no conserto, sem arcar com custos extras. O carro reserva é disponibilizado por sete dias, mas o seguro pode solicitar mais dias.

Selecione a franquia adequada

A franquia do seguro corresponde a participação que o segurado paga para utilizar o serviço. Os custos da franquia podem ser percentuais ou fixos, de acordo com os danos do carro. Existem três tipos de franquia, a básica, a reduzida e a aumentada.

Leia também:  Honda WR-V 2021 - Novidades, Versões e Preço

Quem tem mais riscos de sofrer um acidente deve optar por um seguro de valor menor para não ter um grande impacto financeiro, por exemplo. Quem é mais cuidadoso no volante e tem menos chances de sofrer um acidente pode selecionar uma cobertura de valor alto. Já a cobertura básica equilibra o valor de custo e do prêmio.

Confira a área de abrangência do seguro

Muitas pessoas pensam que a cobertura do seguro é válida para todo o país, mas não é bem assim. Nem toda a seguradora garante a proteção o motorista fora da sua localidade. Diante disso, é preciso consultar qual é a abrangência do seguro contratado.

Caso você use o seu carro para viajar, é necessário comunicar isso a seguradora para que ela ofereça uma cobertura específica e adequada para o seu perfil. Com a cobertura certa, você poderá viajar tranquilo.

O seguro de carro é fundamental para lhe preservar perante eventuais incidentes. Por mais que você seja um motorista cuidadoso, todo mundo está sujeito a imprevistos e, se eles acontecerem, um bom seguro evita transtornos e dores de cabeça.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.