Recall do Renault Sandero, Logan, Duster, Captur e Duster Oroch 2019 e 2020



Chamado se deve à problemas no motor dos carros.

Você sabe o que é um recall? Esse tipo procedimento realizado pelas montadoras se faz necessário quando se é detectado um ou mais defeitos de fabricação de algum modelo específico de automóvel e que precisam ser reparados. Por que é tão necessário ficar de olho nisso? Porque muitas vezes esses defeitos podem ter consequências muito graves e colocar em risco a sua vida, da sua família e dos outros.

Recentemente a Renault realizou um comunicado que alguns modelos de determinados anos precisam passar pelo procedimento. Portanto, se você possuir algum desses veículos, fique atento. De acordo com a montadora, os automóveis são o Sandero, Logan, Duster, Captur e Duster Oroch, porém, só precisarão passar por recall aqueles que foram fabricados entre 24 de julho de 2019 e 21 de janeiro de 2020. Além disso, é necessário verificar o ano de fabricação também do motor, que deve ser entre 30 de agosto de 2019 e 13 de outubro de 2019.



Para os veículos que se encaixam nessas especificações, o serviço será realizado para corrigir uma “não conformidade no diâmetro do orifício de alimentação de óleo”. Segundo a própria Renault, esse problema acarreta uma deficiência na lubrificação do motor, com a baixa lubrificação aumenta o atrito e, por consequência, provoca um maior desgaste e subsequente travamento do motor. O maior risco, porém, é a possibilidade de o problema causar um incêndio, colocando em risco a vida dos ocupantes do automóvel. A solução será feita através da nova perfuração da peça e o reparo será feito em até uma hora, obviamente, sem custo para o proprietário.

Outro recall também foi anunciado pela montadora para o Captur, fabricados entre 20 de janeiro de 2016 e 22 de outro de 2018. A razão para este chamado é uma “não conformidade no mecanismo de travamento do capô do veículo”. O risco oferecido pelo defeito é a possibilidade de o capô abrir enquanto o carro estiver em movimento. A correção será feita através da reparação da fechadura do capô e a duração do procedimento deve levar até dois dias, também sem custo para o proprietário.

Leia também:  Troller T4 ganha Nova Versão de Praia


De acordo com sites especializados, o número de recalls tem crescido cada vez mais e um dos motivos para isso acontecer é o fato de que os veículos passam por diversos testes, porém, em ambientes controlados. Ou seja, é completamente diferente da utilização real realizada pelos clientes. Logo, é muito comum que surjam falhas que não foram percebidas durante os processos de fabricação, montagem e testes.

Segundo a Revista Quatro Rodas, a Renault convocou, em abril de 2019, dois desses modelos mencionados, Duster e Oroch, para realizar recall de uma falha grave. Todas as versões foram chamadas para análise ou substituição do servo do freio e, ao todo, foram 11.667 unidades afetadas. O servo do freio serve para aumentar a força que é aplicada pelo motorista ao pisar no freio, ou seja, o componente reduz a força que, de fato, é necessária, para diminuir a velocidade do automóvel. Isso faz com que seja mais confortável para o motorista e, principalmente, mais seguro.

É de extrema importância que todos aqueles que possuem veículos convocados para recall procurem agendar o reparo o quanto antes. Embora acabe sendo um inconveniente, a sua segurança e da sua família podem estar sendo comprometidas em decorrência de alguma falha de fabricação. Você pode consultar a lista de todos os automóveis da Renault convocados para recall ou realizar a consulta através do chassi do seu carro, tudo através do site. Os agendamentos podem ser feitos por telefone ou pessoalmente em qualquer loja da Renault.

Por: Maria Leilane Azevedo de Souza.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.