Carros Com Isenção de IPVA – Modelos Mais Procurados



Confira aqui os principais carros que possuem isenção de IPVA.

Sabemos que, para a maioria daqueles que possuem veículo próprio, o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) é sempre um momento complicado, já que não é fácil incluir mais um pagamento na lista de todos os boletos que se acumulam. Segundo o FenasDetran, a cobrança do IPVA surgiu para, de certa forma, substituir o valor cobrado pelo TRU (Taxa Rodoviária Única), a arrecadação dessa taxa tinha como finalidades a construção e manutenção das rodovias. E, para saber quanto cada pessoa irá pagar pelo IPVA do seu veículo, utiliza-se um percentual sobre o valor do carro estimado pelo Poder Público. Mas, diferentemente do antigo TRU, a arrecadação não possui um destino específico, o valor é utilizado para o benefício da população em geral, seja no investimento na saúde, educação, segurança, etc.

Contudo, alguns veículos possuem a chamada isenção do IPVA. Mas a dúvida de muita gente é, como, de fato, ela pode ser feita. Vamos então explicar um pouco quais são os tipos possíveis de isenção e os seus critérios. Uma das formas de isenção do IPVA é pelo ano do automóvel. O período, no entanto, varia de acordo com cada estado, por exemplo, no estado de São Paulo pode-se solicitar a isenção apenas quando o carro atingir 20 anos de fabricação. Já no Rio Grande do Norte pode-se solicitar com 10 anos de fabricação. Dessa forma, se o seu carro se encaixa nessa categoria, você pode solicitar a isenção no momento do emplacamento, caso tenha comprado o carro zero, ou efetuar o pedido antes do vencimento do IPVA. Aqui já podemos ter uma ideia de um dos motivos pelo qual a busca na internet pelos carros isentos é grande.

Leia também:  Fiat Palio é líder de vendas em Janeiro e passa o VW Gol


Outra forma de isenção permitida é para aqueles que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental. Para que a solicitação de isenção do IPVA seja feita nessa categoria, é necessário que a informação sobre a referida deficiência conste na carteira de motorista. Além disso, é preciso requerer um laudo médico com o Detran e encaminhá-lo para a Secretaria da Fazenda.

Outra categoria que também pode ter o seu IPVA isento são os taxistas ou mototaxistas. Normalmente, a isenção já ocorre automaticamente, no entanto, caso não ocorra, a solicitação pode ser feita e só é permitida uma única solicitação por proprietário. Ou seja, não é permitido que seja feito o pedido de isenção de mais de um veículo.



Agora que já sabemos alguns dos motivos que podem levar a isenção do IPVA, vamos discutir um pouco sobre quais são os carros mais buscados, nesse caso, em relação ao tempo de fabricação. A procura já era grande, contudo, já era de se imaginar que nesse período de pandemia, ela cresceria ainda mais. De acordo com uma matéria realizada pelo AUTOPAPO do Uol, a procura por esses automóveis subiu 16% desde o início da pandemia na OLX. É um número bastante significativo, principalmente pelo fato de que as compras de veículos isentos chegaram a ter um aumento de 6%.

Quanto aos carros, em primeiro e segundo lugar estão veículos da marca Volkswagen, o Gol e o Fusca, respectivamente. Em terceiro lugar do ranking está o Chevrolet Corsa, seguido pelo Fiat Palio, Fiat Uno, Chevrolet Opala, Volkswagen Saveiro, Chevrolet S10, Ford F-1000 e, em último lugar, Volkswagen Kombi.

Se você, assim como muitos, também está à procura de um automóvel que possua isenção de IPVA, esses modelos podem ser um bom guia para começar as suas buscas. Mas lembre-se, como informado anteriormente, cada estado possui a sua regra para determinar com quantos anos de fabricação o veículo passa a ter direito a isenção. Portanto, é importante procurar saber qual a regra do seu estado.

Leia também:  Kia Optima - Nova versão de entrada lançada no Brasil

Por: Maria Leilane Azevedo de Souza.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.