Nova Picape Chevrolet Silverado 2021 – Lançamento no Brasil



Picape voltará a ser comercializada no Brasil após 19 anos.

Com o mercado em alta no Brasil e na América Latina, o segmento de picapes será a grande aposta da Chevrolet no ano de 2021. E essa grande aposta se traduz através do investimento da montadora norte-americana através do retorno da picape Silverado ao Brasil, após 19 anos sem comercializá-la no mercado brasileiro. Em um evento realizado com a mídia argentina, o vice-presidente de operações de General Motors para América Latina, Ernesto Ortiz, confirmou a chegada da avantajada picape ao mercado argentino ainda no ano de 2020, sendo importada do México, e que a montadora tem o objetivo de disponibilizar a Silverado no Brasil em 2021. Estas informações foram divulgadas na publicação GM Authority.

A atual geração da picape Silverado já está disponível na América Latina, sendo comercializada nos mercados chileno e paraguaio. Argentina e Brasil deverão contar com a versão 1500 da picape, o que significa dizer um veículo contando com motor de 6 cilindros em linha de 3 litros, turbodiesel com 280 cv e 63,5 mkgf. Já o câmbio será automático, com 10 marchas. Nos Estados Unidos, país sede da Chevrolet, a picape Silverado se destaca entre os veículos com maior número de vendas há muitos anos. O modelo conta com uma gama completa, incluindo o modelo 2500, que é maior e apresenta um design mais distinto.



A versão 1500, que deverá ser a escolhida para o mercado brasileiro, é considerada a mais adequada à legislação nacional, pois possivelmente permitirá que motoristas portadores da carteira nacional de habilitação na categoria B possam conduzir o veículo. A versão antiga da picape Silverado foi produzida durante 3 anos apenas no Brasil, entre 1998 e 2001, contando com apenas uma cabine simples e duas opções de motor. Motor a diesel de 4 litros, aspirado, com rendimento de 90 cv a 2.800 rpm e 27,5 mkgf a 1.600 rpm era a primeira opção. A segunda opção de motor era seis em linha de 4,2 litros, turbodiesel, de 168 cv a 3.400 rpm e 42,3 mkgf a 2.000. Ambos motores contavam com câmbio manual de 5 marchas.

Leia também:  Renault anunciou o câmbio automático Easy’R em seus modelos

Produção no México com vantagem quando comparada a Ram 2500

No Brasil, nos dias atuais, só há mais um modelo, dentro da mesma categoria da Silverado, sendo comercializado: a Ram 2500 da fabricante Fiat-Chrysler, também conhecida pela sigla FCA. Porém, o modelo da FCA é importado dos Estados Unidos, o que infla os custos de importação, permitindo que a picape da Chevrolet apresenta uma vantagem, já que é produzida em Silao, no México. E com a transferência da produção do novo Chevrolet Tracker para o Brasil, a montadora norte-americana conseguiu a liberação de uma cota de importação responsável pela vinda do SUV para território nacional, o que pode permitir que a Silverado tenha uma pequena vantagem em seus preços, quando comprada ao modelo da FCA, comercializada pelo valor R$ 341.990 na versão Laramie e R$ 346.990 na versão Night Edition. E apesar da contínua alta na cotação do dólar, o modelo da Chevrolet pode ser mais vantajoso que o da FCA.



Como se pode observar, as Chevrolet deverá responder diversas questões para determinar de que forma pode configurar a picape Silverado, para que ela seja um grande diferencial em seu segmento no mercado brasileiro. Diante dos avanços vividos pelo país e por sua população, a fabricante norte-americana não pode considerar o que foi feito na época em que a última versão da picape foi comercializada por aqui, até 2001. Muitas atualizações precisarão ser realizadas para que sua chegada no mercado nacional cause o impacto desejado e supere as expectativas, que não são poucas, dos amantes da picape há muito tempo longe do país.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.