Fim do Nissan March no Brasil – Encerramento da Produção



De acordo com a fabricante japonesa, o compacto March chegou ao fim natural do seu ciclo de vida.

Em reunião com representantes da empresa e diretores de concessionárias, foi anunciado pela Nissan decisão de retirar o modelo do mercado, encerrando nos próximos dias sua produção na fábrica em Resende (RJ).

A Nissan confirmou que a data do encerramento da fabricação do Nissan March, será em setembro no Brasil.



Depois de seis anos de vida, o exemplar não terá um sucessor, possibilitando a abertura das portas para um novo SUV chegar ao mercado.

Até o momento, será fabricado somente os modelos: Sedã Versa V-drive e o Utilitário Esportivo Kicks.



Conheça a história do March

A princípio importado do México para o Brasil e nacionalizado posteriormente, sendo a partir do terceiro ano produzido na fábrica do Rio de Janeiro, o Nissan March compacto foi classificado como um carro acessível e com amplo espaço. Ele desempenhou bem suas funções e no geral não teve grandes reclamações, possuindo boa classificação entre os consumidores.

Ele foi inserido nas lojas em setembro de 2011 e renovado em 2014, lembrando que no começo desse ano (Fevereiro de 2020) foi retirado o motor 1.0 12v. Desde então contava somente com opções 1.6 16v.

Mesmo com as atualizações, não foi possível mantê-lo competitivo.

A decisão do encerramento se deu já que esse ano foi o pior em resultados, registrando em janeiro e julho de 2020 seu pior desempenho desde a estreia em 2011. A crise do Covid-19 agravou a decrescente situação do modelo no mercado.

SUVs à vista

Com a retirada do hatch, a Nissan tem seu foco de produção nos modelos de carros SUVs – “Sport Utility Vehicle” – traduzindo: veículo utilitário esportivo ou desportivo.

Leia também:  meuChevrolet Mobile – Novo Aplicativo para Smartphones

Sua principal característica é a semelhança com uma caminhonete, porém, existem outras especificações que o classificam.

Segundo o Inmetro, para ser considerado pertencente a classe é necessário ter pelo menos duas das quatro especificações:

  • Altura do chão entre os eixos mínima de 200 mm;

  • Ângulo de ataque mínimo de 23º;

  • Ângulo de transposição de rampa mínimo de 10º;

  • Ângulo de saída mínimo de 20º.

A categoria está em constante crescimento e cada vez atrai mais olhares. Os dados de compra de automóveis do país não deixam espaço para dúvida de que a popularidade do Suv é alta.

Ainda que a faixa de preço desse tipo não seja acessível, parece que os que sonham em colocar um na garagem, não enxergam motivo de incômodo quanto aos valores.

De acordo com a projeção da crescente demanda por linhas de carros SUV, a montadora pretende investir nesse segmento.

O modelo escolhido da vez é o Magnite, que estão planejando trazer para o Brasil.

Entretanto, ele ainda encontra-se em situação conceitual, significando que provavelmente terá demora para seu lançamento oficial.

O desfecho da história nos traz novos horizontes

E assim encerra-se a vida útil de um veículo na indústria, tempo elevado, pouca demanda e vendas em baixa.

A história do March chegou ao seu fim e a frente sonhamos com novas expectativas para o futuro do setor automotivo. Por hora, o que temos confirmado é que a montadora vai lançar uma nova geração do Sedã Versa, que será importado do México

E também fará a atualização do Kicks, que possivelmente virá com uma nova versão híbrida de etanol, nomeada e-Power, sua principal novidade.

Inclusive, o “Kicks ecológico” já foi apresentado na Tailândia e chegará ao Brasil em 2021, contém motor 1.2, 129 cv de potência. Trabalhando como gerador para as baterias e essas por sua vez alimentando o motor elétrico.

Leia também:  Fiat Panda 2021 - Ficha Técnica, Características

A tecnologia procedeu seu desenvolvimento em solo brasileiro e japonês, baseado no protótipo SOFC.

Gabriele Silva De Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.