Como Lavar o Carro – Cuidados e Erros que Podem Estragar a Pintura



Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter ao lavar o seu carro.

Quem é apaixonado por automóveis sabe da importância de manter o seu veículo em bom estado. Você também já deve saber que a manutenção, a revisão e a escolha de um combustível de qualidade são elementos que precisam fazer parte da rotina de cuidados de um carro. E, para completar, é preciso realizar a higienização periódica do veículo.

A higienização periódica é, de fato, uma importante etapa da rotina de cuidados de um carro. Ela exige atenção plena do seu responsável, uma vez que se não forem adotados as técnicas e os produtos corretos, podem ocorrer danos e lesões na pintura da lataria externa e também no acabamento do espaço interno.



Sempre que possível, é recomendado investir em uma lavagem personalizada feita por uma equipe de profissionais especializados no assunto. Contudo, nem sempre podemos contratar o serviço de um lavacar e apostamos em lavar o carro em casa.

Para desempenhar essa tarefa com sucesso, reunimos algumas dicas que vão fazer você se tornar especialista no assunto. Se você quer lavar o carro em casa sem comprometer a lataria ou acabamento do seu veículo, basta seguir as orientações dos tópicos a seguir:



  • Lavar o carro na sombra
  • Usar produtos adequados
  • Não esfregar a lataria seca
  • Lavar o carro por setores

Lavar o carro na sombra

Expor o seu carro sob o sol forte junto a produtos de limpeza pode degradar a pintura do seu veículo. Isso porque, sob o sol forte, os produtos de limpeza secam muito mais rápido e podem provocar manchas permanentes.

A lataria quente também pode aumentar a incidência de manchas, por isso, é recomendável lavar o carro na sombra, com a lataria fria. Uma excelente opção é realizar a limpeza antes das 10h e depois das 16h.

Leia também:  O problema dos 27% de álcool na gasolina

Usar produtos adequados

Por falar em produtos de limpeza, muitas vezes aproveitamos os sabões, detergentes, silicones, ceras, esponjas e toalhas que são utilizados na limpeza doméstica para realizar a higienização periódica do nosso possante.

No entanto, essa não é uma prática recomendada. Os produtos de limpeza doméstica podem conter elementos químicos que podem corroer, denegrir e até mesmo remover a pintura da lataria.

Soluções caseiras também devem ser evitadas. Invista realmente em materiais específicos da limpeza automotiva. E, antes da primeira aplicação, leia o rótulo e siga as instruções recomendadas pelo fabricante.

Não esfregar a lataria seca

Usar os produtos de limpeza adequados para o carro inclui investir em esponjas e tecidos macios, indicados exatamente para este fim. Esqueça aquela velha toalha de banho que não usa mais.

Ela pode apresentar uma superfície abrasiva e danificar a pintura da sua lataria. Além disso, vale lembrar que não se pode esfregar a lataria seca. Umedeça a área com água limpa para evitar o atrito dos acessórios de limpeza com a carroceria.

Lavar o carro por setores

Por fim, a nossa última dica é lavar o carro por setores: o capô, o teto, as laterais, a traseira, etc. Isso porque, após ensaboar, é preciso enxaguar e secar a lataria imediatamente.

Lavando o carro pelos setores mencionados anteriormente, fica mais fácil ter o controle de cada parte do seu veículo que já foi higienizada.

Agora que você já sabe quais os principais cuidados que precisa tomar para não estragar a lataria ou acabamento do seu possante, compartilhe este artigo com amigos e familiares para que eles também possam fazer uma limpeza caprichada em seus respectivos automóveis!

Juliete Landi Lucas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.