Ar Condicionado do Carro – Dicas de Como Reduzir o Consumo



Confira algumas dicas de como reduzir o consumo de seu ar condicionado no carro.

O sistema de ar condicionado adaptado para automóveis precisa de constante manutenção e deve ser utilizado de modo racional. Existem métodos de como manter o aparelho higienizado e operando de modo mais econômico, sobretudo no que tange à sua peça fundamental: o filtro. O dispositivo higienizador do sistema pode ser adquirido em lojas de autopeças.

Entretanto, diante da crise e desse período bastante conturbado para o sistema respiratório da população, é muito importante tecer comentários sobre outros pontos relacionados ao sistema de ar-condicionado de automóveis. O básico é, evidentemente, a manutenção preventiva do aparelho. O recomendável, segundo alguns especialistas, é que essa manutenção seja efetuada em intervalos de três a quatro meses para quem possui problemas respiratórios, como asma e outros.



As grandes montadoras recomendam esse processo a cada seis meses. Entretanto, cada consumidor pode fazer seus intervalos de higienização e revisão conforme seus critérios, mantendo uma espécie de estratégia para a troca de filtro e para rigorosa limpeza. É interessante efetuar esse processo alguns dias antes da estação de verão ou de inverno.

É justamente no verão e no inverno que as pessoas mais utilizam o dispositivo de ar condicionado, portanto, a manutenção deve preceder essas temporadas, para que o aparelho opere bem nesses períodos. Outra dica muito interessante, e útil, está em acionar o botão de recirculação do ar. Assim que a função de recirculação de ar é ativada, o motorista, no interior do carro, está deixando de cambiar ar com o mundo exterior e fazendo com que este mesmo ar passe e repasse constantemente pelo sistema, como a água de um aquário, que é movimentada em um fluxo contínuo, passando pelo filtro, oxigenando e purificando o fluído para que os peixes não sejam prejudicados.

Leia também:  Novo Chevrolet Onix 2020 - Preço, Novidades e Análise


Este refluxo melhora a eficiência do sistema de ar-condicionado, a pureza do ar de modo a bloquear a entrada de todo tipo de poluição, como fumaça de escape de caminhão que pode ser expelida ao lado do automóvel.

É claro que todo esse sistema, por eficiente que seja, tem suas limitações, como no caso acima descrito. As pessoas no interior do carro não podem permanecer por muito tempo nesse refluxo da função de recirculação, dado que expiramos gás carbônico, e o resultado é que o oxigênio vai diminuindo, então, é necessário, depois de um tempinho, desativar a função de recirculação, no sentido de haver nova troca de ares o ambiente externo, e poder renovar ar respirando dentro do veículo. Todo esse processo, infelizmente limita a eficiência do ar-condicionado, inevitavelmente.

O negócio é saber adaptar-se às funções específicas do sistema, selecionando a recirculação, por exemplo, quando for necessário e desativar quando não for necessário.

No caso de motoristas de aplicativo, taxistas ou outro tipo de profissão que faça uso constante de automóveis, a melhor sugestão está em manter a janela aberta, na maior parte do tempo, o quanto for possível (exceto em dias de chuva ou quando passamos por lugares mais perigosos). A brisa que circula pelo veículo em movimento também é uma espécie de ar condicionado.

O segredo é saber equilibrar entre a ação natural do ar e o aparelho que o condiciona, como um filtro. Quando se está em altas velocidades, o ar-condicionado se torna mais útil por não resultar na inevitável resistência que afeta muito o consumo de combustível. Existem prós e contras, porém, o sistema de ar condicionado continua a ter uma função importante e segue sendo saudável. É importante estar atento a todos os detalhes do aparelho, conhecer os modos de ajustes optativos e quando utilizar.

Leia também:  Carros que mais deram prejuízos às montadoras

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.