Renault Duster 2021 – Lançamento, Características



O novo modelo traz reforços estruturais na carroceria, uma nova arquitetura eletrônica e o uso de direção assistida elétrica.

Com preços a partir de R$ 71.790, o SUV compacto do SUV francês vem com tudo novo e uma mudança de proposta, eliminando a opção do motor 2.0 e também da tração 4 × 4.

O carro é equipado com caixa manual de cinco marchas na versão Zen, além da opção CVT, agora, com apenas tração dianteira, o novo Duster mantém sua capacidade de lidar com as difíceis condições das estradas brasileiras, mas com mudanças significativas na carroceria e suspensão. O Duster 2021 é feito na plataforma B0 +, que é uma evolução da antiga base. O novo nome está relacionado ao fato do veículo ter recebido reforços estruturais na carroceria, uma nova arquitetura eletrônica e o uso de direção assistida elétrica.



O Novo Duster está disponível em três versões: Zen, Intenso e Icônico. Todos são equipados com motor 1.6 SCe Flex de quatro cilindros, produzindo 118 cv na gasolina e 120 cv no etanol, ambos alcançados a 5.500 rpm, com 16,2 kgfm de torque a 4.000 rpm, nos dois combustíveis.

Em termos de dimensões, o SUV da Renault cresceu 47 mm em comprimento (4.376 mm), 10 mm em altura (1.693 mm) e 10 mm em largura (1.832 mm) – a distância entre eixos foi reduzida em 1 mm (2.673 mm). Todos os que entrarem no DUSTER ficarão impressionados com o novo interior. Tudo foi pensado: o painel de instrumentos, o volante cromado, as saídas de ar, o volante elétrico, os bancos e muito mais. Nesta nova versão, a Renault trouxe solidez até ao design. Além de uma altura de solo decente (237 mm), os novos faróis de LED e linhas laterais impressionantes se destacam em todos os lugares. O destaque dessa reforma é a lista de equipamentos, incluindo estabilidade e controle de tração como padrão em toda a linha, e a estreia de itens como ar condicionado digital, switch de face, sistema de câmera 360º e sensor de ponto cego.

Leia também:  Novo Honda City 2016 - Detalhes e Novidades do Modelo


O Duster 2021 ficou mais bonito. A estética do SUV romeno não se limita a detalhes como faróis mais lisos com luzes diurnas de LED ou uma grade ampliada. O corpo do modelo passou por mudanças estruturais que aumentaram seu volume em relação ao antigo. O New Duster em tamanho real tem uma frente mais envolvente e é até mesmo uma reminiscência de um Land Rover Discovery Sport. O conjunto dianteiro também ganhou reforço no capô (com 2 amortecedores), para-choque mais musculoso e aerodinâmico. Com uma cintura ascendente, o New Duster ganhou até um toque de elegância, e o porta-lanterna quadrado traseiro lembra um Jeep Renegade ou um Ford Galaxy, disse um colega da indústria.

O botão Start e o cartão-chave são interessantes, mas o ar condicionado automático com displays digitais é a melhor parte visual da mudança interna. O porta-luvas ainda é bom, enquanto os difusores podem ser um pouco maiores. A alavanca de câmbio é equipada com um seletor na cabeça, semelhante ao Sandero. O porta-malas ainda está bom com seus 475 litros, é uma pena que o estepe ainda esteja embaixo do carro. Os espelhos passaram a ter painel de controle, ao lado do alerta de ponto cego, outra novidade. O painel é muito moderno, apesar do uso de plástico rígido. Ainda assim, ele tem um cluster dissolvido, embora o visor multifuncional seja bastante básico. O EasyLink multimídia agora tem até 5 perfis de usuário e mantém uma classificação para recomendações de direção eficiente e economia de combustível.

Android Auto e Car Play estão presentes, mas há apenas uma porta USB, o que é um bug no tempo tão conectado quanto o nosso. Se você quiser carregar outro celular, a alimentação de 12 V está disponível. A multimídia ficou mais intuitiva, mas com a inclusão de faróis (com sensor) e lanternas, a tela fica muito escura sob a luz solar intensa. Multiview auxilia nas manobras e off-road, mas sem 360 graus em tempo real.

Leia também:  Consórcio de Carro - Dicas e Cuidados

Por Adriana Silva Souza

Renault Duster 2021

Renault Duster 2021

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.