Novo Fiat Uno em 2022?



Fiat tem um dilema. Lançar o novo Uno em 2022, em meio à crise, continuar com o atual ou tirá-lo de linha?

Depois de ficar estacionado por muito tempo, a FCA apontou que poderia lançar um novo Fiat Uno em 2021, uma nova geração. De acordo com a plataforma MP1, onde era fabricado o Fiat Argo, a fabricação no novo Uno pode continuar em Betim (MG).

O que mudaria no visual e design do novo carro, é simplesmente todo o conceito de suas linhas, que deve ser o Centoventi, que foi revelado no Salão em Genebra no ano passado. Com isso, a nova geração do Fiat Uno 2022 continuaria seguindo as linhas do Panda.



O Uno sempre foi um irmão do Panda italiano, e agora que a pandemia mudou diversos cenários, essa nova mudança se tornou o mais novo dilema da FCA.

Mudanças que valem a pena

Sabemos o quanto o Uno mudou e envelheceu, principalmente por não ter a atenção devida da marca e fabricante, que passou a se dedicar ao Mobi, que nunca vendeu tão bem assim.

Veja também:  Hyundai Creta Action 2020 - Preço e Diferenças da Nova Versão


Mas apesar de ter diminuído suas vendas nos últimos anos, valeria a pena abandonar esse segmento? Ainda mais a Fiat que tem a categorias de carros compactos na veia?

De acordo com o site Autos Segredos, no já longínquo ano de 2017, os planos para o Uno eram grandiosos, e até marcaria a chegada de novos materiais principalmente mais leves e resistentes, que mudaria o carro, deixando-o mais leve e seguro.

Dentro do pacote todo, várias mudanças aconteceriam, o carro teria novo motor turbo 1.0, com mais eficiência, 115 CV de potência. Mas com a chegada do Covid-19, os planos tiveram de ser estacionados por um tempo.

Novas tecnologias

Alguns acreditam que, além disso, o novo Fiat Uno 2021 também precisaria ganhar novas tecnologias para ficar mais competitivo no mercado. Como no cenário atual as vendas de veículos deram uma despencada, há uma esperança que um novo Uno ajude a Fiat a se reerguer e enfrentar melhor seus concorrentes, como o Gol, da Volkswagen.

Veja também:  Seguro de carro cobre prejuízo contra ciclones?

Ambas as empresas possuem dilemas parecidos, no que diz respeito ao futuro do Uno e do Gol. Na Europa também há uma crise grave, mas lá a FCA já sabe o que fazer com o Panda. Ele deve vir para o mercado como um carro barato, e deve seguir o mesmo conceito da Centoventi, o que o faz dividir os holofotes com o Opel Corsa e o Peugeot 208, no mínimo, em pé de igualdade.

O novo cenário

Devido ao novo cenário pandêmico, de acordo com site Car Buyer, o Novo Fiat Uno 2021 deve atrasar para chegar, sendo assim o Panda deve vir só em 2022, podendo ainda ter uma versão elétrica.

Será mais barato que o Fiat 500, e a ideia é torna-lo um concorrente direto do Up! da Volkswagen, do Kia Picanto e do i10 da Hyundai. Há espaço para esse tipo de carro no mercado brasileiro, já que a Fiat é uma grande fabricante que tem tudo para trazer modelos de sucesso de fora.

Veja também:  Que tal pagar seguro apenas com o carro em movimento?

Tendo em mente a plataforma do Peugeot 208 que permite versões diferentes de motorização, isso pode ser um significado de que o Fiat Panda poderá ser mais barato de produzir, e consequentemente mais barato para comprar.

Esse tipo de conceito é novidade na América do Sul, mas deve começar a ser coloca em prática quando marcas como a Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep se unirem a passar a trabalharem juntos. Betim terá grandes decisões a tomar no futuro.

Dilemas na mesa

Com todos esses dilemas, existem 4 principais opções na mesa:

  1. Deixar o Uno como está;
  2. Investir em alguma melhoria para melhorar o nono Fiat Uno 2021;
  3. Encerrar a produção do Uno;
  4. Insistir em um lançamento de uma nova geração.

A decisão que a empresa precisa tomar não é fácil, e tudo precisa ser pensado em seus consumidores tão exigentes, os brasileiros.

Por: Susan NogArt

Centoventi no Salão de Genebra

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.