Saiba o que verificar antes de fechar negócio para adquirir um veículo usado. O que levar em consideração, ter boas informações sobre o carro e, enfim, poder fechar a compra.
Você sabe o que faz um carro usado ser bem valorizado? Pois bem, o principal item continua sendo a quilometragem do veículo, mas isso deve ser aliado ao perfil do proprietário.
O estado geral de conservação, valor do seguro, preço, custo-benefício também são muitos importantes ser verificados antes de comprar um carro de usado.
A primeira análise deve ser feita levando-se em consideração o perfil do proprietário em relação ao uso do veículo, por exemplo, se ele usa para viagens longas, em estradas rodoviárias, o carro terá menos esforço e desgaste mesmo rodando muito. O contrário também pode ocorrer, ou seja, usar o carro somente em grandes cidades, no trânsito do dia a dia, exigindo muito do motor e do câmbio, além dos desgastes na suspensão, freios e pneus.
Outro fator que deve ser muito bem observado é o preço do carro que estará à venda. Não caia em tentação com os valores muito atrativos, que estão fora da realidade do veículo. Isso pode ser uma cilada, pois o veículo pode ter sido batido ou ter algum problema que seja de difícil acesso a primeira vista.
Também é muito importante consultar um corretor de seguros, avaliar os valores das apólices com maior e menor cobertura. Modelos com o seguro mais em conta facilitam a vida do novo proprietário.
A relação custo-benefício deve ser levada em conta levando em consideração a procedência do automóvel. Ou seja, os melhores modelos são, quase sempre, aqueles que estão sendo vendidos pelos primeiros donos. Mas o que ocorre é que, normalmente, o veículo já está em seu segundo ou terceiro dono. Sendo esta a situação, o melhor a fazer é recorrer ao laudo cautelar, que nada mais é do que um laudo de vistoria minuciosa do histórico do veículo. Com ele, é possível saber se o carro passou por algum sinistro ou participou de leilões, assim como se existem restrições administrativas ou judiciais que possam impossibilitar sua transferência ou circulação nas ruas.
Por fim, sempre é válido fazer uma pesquisa no Detran do Estado em que o veículo se encontra para obter as informações legais do veículo.
