Vender carro em épocas turbulentas pode não ser uma situação de fácil resolução. Em uma época em que muitas pessoas estão contraindo dívidas por conta da quarentena e do fechamento dos negócios, a tendência é um aumento bastante significativo das pessoas que desejam vender seus veículos para honrar as suas dívidas.
Espera-se que a produção de carros novos caia cerca de 13% mundialmente, dando espaço para a comercialização de carros usados e seminovos. Mas aí vem outro xis na questão que é o poder de compra dos brasileiros que neste momento está bastante reduzido, e ficará ainda pior.
Muitos acreditam que esta seja a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial, e isso se refletirá também nas pequenas e médias lojas de carros. Afinal, quanto gás essas empresas possuem para enfrentar a crise?
Na Europa, países como Espanha e Itália aparentemente estão chegando no pico de casos, o que levaria a criar expectativas sobre um afrouxamento nas medidas restritivas. Mas ainda é bastante cedo para se falar em relaxamento.
No Brasil, por exemplo, não estamos nem a um mês em quarentena, e mesmo assim os impactos em diversos setores da economia já são gigantescos.
Como vender carro na pandemia?
Haja vista que nada está sendo feito presencialmente, a única alternativa é partir para os ambientes online. Para isso, a dica é anunciar o seu veículo nas Redes Sociais, especialmente Facebook e Instagram, ou então nos portais de Classificados, como OLX e Webmotors. Mesmo assim, caso exista um interessado em ver o seu veículo, não esqueça de tomar todos os devidos cuidados para se proteger do coronavírus.
A nova recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas utilizem máscaras ao sair de casa, uma vez que até mesmo as gotículas de alguém próximo a você podem transmitir o vírus adiante. O Covid-19 é realmente um vírus de contágio exacerbado.
Se um interessado quiser ver o seu carro, deixe ele fazer um test-drive, porém, trate de higienizar completamente o veículo após o seu uso. Precaução nunca é demais.
Oportunistas
Em época de crise sempre haverá os que choram e os que riem. Nesse sentido, ao ver um veículo anunciado por um valor X, oportunistas poderão querer oferecer apenas 70% do valor da Fipe do seu veículo. Avalie muito bem se este é o momento certo para a venda.
Motoristas de Aplicativos
Um nicho que está sofrendo bastante com a pandemia é o de aplicativos de mobilidade urbana. Além de o número de corridas estar irrisório, existe um segundo grande fator que pode quebrar muita gente, que é o de financiamento do veículo usado para o trabalho. Sem corridas, o motorista fica impossibilitado de pagar a sua parcela de financiamento e o veículo pode ser apreendido. Neste caso, o correto é entrar em um acordo com a financeira para que esta prorrogue o pagamento das parcelas, deixando para 60 ou 90 dias, quando a situação possivelmente estará melhor.
