Diferenças dos Faróis de Neblina, de Posição, de Curva e DRL



Saiba aqui as principais diferenças entre os faróis de neblina, posição, curva e DRL.

Qual é a diferença entre faróis de neblina, de posição, de curva e DRL?

Quando o assunto são os faróis, é necessário ter cuidado, pois cada um deles conta com função específica, e por isso, é essencial que o motorista conheça cada uma das funções para que a manutenção do veículo seja feita da maneira correta e até a direção seja segura. Pensando nisso, hoje, falaremos dos 4 tipos de faróis de um veículo para que você possa entender a função de cada um deles, assim como o que os diferencia dos demais tipos. Continue lendo para conferir:

Faróis de neblina: conheça mais sobre esse tipo de luzes

Os faróis ou luzes de neblina têm como função principal iluminar em condições mais fortes, como por exemplo, em uma situação de chuva intensa ou até mesmo em meio a um nevoeiro. Como elas devem ser usadas em casos como esses, vale ressaltar a importância de nunca usar os faróis de neblina em condições normais, pois essas luzes são mais fortes e podem ofuscar os pedestres e, principalmente, os motoristas que estão no sentido contrário, causando assim riscos de acidentes sérios.

Veja também:  Jeep Compass italiano tem motor Firefly 1.3 Turbo


Basicamente, essas luzes são pensadas para iluminar a via na área da frente do veículo, que teria a visibilidade reduzida por conta de fortes chuvas ou neblina. Esses faróis ficam localizados bem próximos ao chão, mas apesar disso, as luzes de neblina jamais devem substituir o farol baixo, muito menos serem ligadas em estradas durante o dia, com risco de multa e penalidade para possíveis infrações.

Para auxiliar em situações de visibilidade reduzida, alguns carros ainda contam com um tipo de lanterna de neblina, que tem a missão de alertar ao motorista que está atrás que o seu veículo está transitando. O mesmo que acontece com os motoristas que vem do sentido contrário também acontece com os de trás, essa luz pode incomodar a visão e provocar batidas, então as use somente em casos extremas, como os já mencionados aqui.

Veja também:  Peugeot Landtrek no Brasil - Novidades e Fotos da Nova Picape


Luzes de posição: o que elas fazem?

Quando falamos de luz de posição, podemos falar no popular lanterna, que só deve ser acionada quando o veículo estiver parado para alertar os motoristas sobre a presença do veículo parado em determinado local.

Em alguns tipos de veículos, o motorista tem a opção de deixar apenas um dos lados das luzes de posição acesa. Ela seria usada em situações climáticas mais intensas, que costumam não acontecer com tanta frequência no país, mas basicamente, se por uma condição climática, a visibilidade fica reduzida e o carro precisa parar, a luz de posição deve ser acionada no lado da outra via que tem trânsito, por exemplo, fazendo com que os outros motoristas visualizem e tomem cuidado ao ultrapassar ou até mesmo parem os seus carros até a condição climática se estabilizar.

Veja também:  Renovação da CNH - Liberação da Carteira Vencida devido ao Coronavírus

Luz de curvas: para que serve?

Os faróis de auxílio em curvas, conhecidos popularmente como luzes de curvas, assim como o nome já indica, são acionados quando o motorista vira o volante do carro e também quando ele aciona a luz de direção, para então iluminar a parte diagonal da frente do carro. Essa é uma luz de segurança importante, que pode evitar vários acidentes.

Luzes DRL: saiba mais sobre elas

Já as luzes de condução diurna, DRL, têm como missão servir como alerta a outros veículos durante os períodos do dia. Sendo assim, devem ser acionadas somente em situações que exijam realmente tal alerta.

Viu só como existem diferenças entre os faróis e luzes do seu veículo? Lembre-se sempre de usá-los com responsabilidade para evitar penalizações, e, principalmente acidentes, já que bem usadas elas auxiliam numa direção segura, mas se usadas da maneira incorreta podem danificar a visão de outros motoristas.

Por Jacqueline de Lima

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.