IPVA BA 2020 – Alíquotas, Descontos, Como Pagar



Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2020 no estado da Bahia.

Algo que deixa todo consumidor de veículos preocupado é a questão do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores). Essa é uma das taxas que mais dá dor de cabeça para alguns proprietários, mas é muito essencial. E uma notícia muito boa para aqueles que residem na Bahia, é que em 2020 o IPVA do estado terá redução de 3,5%.

O IPVA é uma taxa de imposto estadual, paga por quem tem um veículo terrestre. Ou seja, carro, moto, ônibus, caminhão, micro-ônibus, ciclomotor, entre outros. Esta taxa deve ser paga por todos aqueles que possuem um desses veículos e o pagamento deve ser realizado anualmente! Na cobrança do IPVA anual, várias características do veículo são consideradas para determinar o valor a ser pago ao estado.



Fique atento!

A tabela anual com as datas de pagamento do IPVA 2020, já foi divulgada pela Sefaz. Uma boa notícia veio para os baianos, que em 2020 darão de cara com um valor menor de pagamento do IPVA, consideravelmente. A redução do estado baiano é de 3,5%, o que já alegra muitos donos de veículos.

Veja também:  Mudanças na CNH em 2020


As reduções acontecerão, especialmente, para alguns tipos de veículos. Os valores que foram determinados, possui base na pesquisa que foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. A mudança foi considerada com base nos valores praticados em outubro de 2019.

Quais serão as reduções?

A frota de tributos de veículos da Bahia é de 2 milhões de veículos e o IPVA é considerado a segunda maior fonte de arrecadação do estado baiano. Todos os valores arrecadados do pagamento do IPVA é dividido com o município de emplacamento.

As reduções para o estado da Bahia são de: 4,20% para carros e 2,62% para caminhões. As motocicletas terão uma redução de 2,72% e os ônibus e micro-ônibus ficarão com a redução de 3,93%. Por fim, o imposto terá decaimento no valor para veículos utilitários de 4,35%.

Veja também:  Vender carro pode não ser uma tarefa fácil durante a pandemia

Ainda que não pudesse melhorar, segundo o governo, aqueles que fizerem o pagamento antecipadamente da taxa terão desconto de 10%! Porém, para que ele realmente possa acontecer é necessário realizar o pagamento da taxa até 10 de fevereiro de 2020.

Para quem não puder realizar o pagamento até a data mencionada, pode deixar para pagar o valor integral. Desta forma, o proprietário do veículo receberá 5% de desconto pelo seu pagamento à vista. Este desconto será dado àqueles que fizerem o pagamento no dia do vencimento da primeira cota do parcelamento da taxa. Logo, fique atento, pois a data de vencimento tem base no último número do emplacamento do veículo.

Onde realizar o pagamento do IPVA na Bahia

Para finalizar a cobrança de uma vez e iniciar 2020 sem preocupações, o pagamento do IPVA pode ser feito nas agências Bradesco, Banco do Brasil ou Bancoob. Para efetuar o pagamento, é preciso realizar a apresentação do Renavam.

Veja também:  Nova Hyundai Santa Cruz 2021 - Lançamento, Especificações

Na Bahia, a taxa de IPVA começa a ser quitada no final do mês de março para placas que terminam com 1 e 2. Desta maneira, o proprietário deve aguardar seu momento do ano para realizar o pagamento, de acordo com o número final de sua placa. O último mês para quitar a taxa do IPVA é outubro.

Quem não precisa pagar a taxa IPVA

Alguns proprietários possuem a chance de se isentar do pagamento de imposto IPVA. Segundo o governo, estes são: Veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos com potência inferior a 50 cilindradas, Máquinas agrícolas, Táxis de motoristas profissionais e autônomos, veículos que pertence ao poder público e estadual, entre outros.

Se você é da Bahia e estava esperando uma boa notícia para começar este ano, aqui está.

Juliana Almeida

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.