IPVA AP 2020 – Calendário de Pagamento, Descontos, Como Pagar



Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2020 no estado do Amapá.

IPVA 2020, atenção Amapá!

Foi divulgado pelo SEFAZ-AP (Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amapá) o calendário do IPVA 2020.



Saiba tudo sobre calendário, isenção, regras, descontos, e não perca os prazos para manter seu veículo em dia. Cotas pagas até o dia 16 de março tem 20% de desconto.

O IPVA é uma das despesas que mais pesam no início do ano no bolso do brasileiro, ele é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores e é cobrado sobre todos, o que varia é seu valor, que vai de acordo ao valor do veículo, quitação e estado em que foi emplacado.



Para licenciamento é obrigatório o imposto estar em dia, o (CRLV) Cerificado de registro de licenciamento é o documento que atesta que seu veiculo está circulando legalmente e é de porte obrigatório durante a condução do mesmo.

Veja também:  Ford Escape Hybrid 2020 - Características, Ficha Técnica

O IPVA em aberto pode acarretar em multa, pontos na carteira e apreensão do veículo,o que pode sair mais caro, já que o condutor também fica responsável pelo guincho e armazenamento do veículo no pátio, as vezes os valores são tão altos que os carros acabam ficando nos depósitos.

Ao contrário do que se pensa, o valor recolhido não é destinado para manutenção de ruas, avenidas e estradas, na verdade, 50% vai para o governo estadual e a outra parte para o estado em que o veículo foi licenciado, a verba então é destinada para áreas como saúde, educação, segurança e saneamento básico.

COBRANÇA

O proprietário do veículo recebe em casa uma notificação informando o vencimento do imposto com datas, valores e formas de realizar o pagamento.

Com a mesma é possivel realizar a quitação em uma agência bancária ou casa lotérica.

Também é possível consultar e emitir o boleto pelo site do SEFAZ, basta ter em mãos o número da placa e o RENAVAM, o sistema permite consultar valores do IPVA e possíveis débitos do veículo.

Veja também:  Chery Tiggo 7 2020 - Especificações, Ficha Técnica

O pagamento pode ser feito à vista, com desconto ou parcelado em cotas sem desconto, o pagamento por cotas não segue a regra de último número da placa.

Confiras a data das cotas:

  • 1 – 16 Março (Pagamento único ou primeira cota)
  • 2 – 15 de abril
  • 3 – 18 de Maio
  • 4 – 15 de Junho
  • 5 – 15 de Julho
  • 6 – 17 de agosto

No dia 31 de agosto se encerra o prazo e a fiscalização começa a ser aplicada a partir do primeiro dia de Setembro.

ISENÇÕES

Fica isento do pagamento do imposto portadores de doenças crônicas específicas (consulte no site do SEFAZ a lista completa de doenças que permitem o benefício) e portadores de deficiência física, mental severa ou profunda e autistas, o documento do carro deverá estar no nome do solicitante ou tutor legal.

Veja também:  Carro Sedã - Modelos Mais Econômicos e Mais Gastadores 2019

SOLICITAÇÃO

Para solicitar o benefício o requerente deverá juntar os documentos solicitados no portal da Secretaria da Fazenda, e preencher o formulário juntamente com laudo médico que ateste a doença ou deficiência de no mínimo 2 anos.

Há outros casos também em que a isenção é válida como órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos, instituições de apoio e assistência sem fins lucrativos, táxis e ônibus escolar.

Em determinadas situações, quando por força maior o dono perde a posse do veículo, também pode ter direito, como em casos de roubo e furto.

Vale ressaltar que veículos apreendidos não entram nesses quesitos.

O procedimento de isenção demora 58 dias para ser protocolado e só então passa a ser válido, portanto, deve ser solicitado com antecedência ao prazo final.

Obrigatório, o IPVA merece uma atenção especial nesse início de ano, então fiquem atentos aos prazos, evitando multas, pontos na carteira e possível apreensão.

Texto de Marina Ramos

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.