IPVA PI 2020 – Valores e Calendário de Pagamento



Confira aqui mais detalhes sobre a cobrança do IPVA 2020 no estado do Piauí.

A propalada paixão que brasileiros e brasileiras têm por carro é conhecida em todo o território nacional. Por isso, as indústrias automobilísticas no Brasil só podem estar muito bem, obrigado. Aqui, carro é símbolo de status, sua compra vai além de uma necessidade prática. Além disso, manejar o volante dá a motoristas brasileiros(as) tal sensação de poder, que podemos dizer que mais do que uma paixão, o carro é um vício.

As motocicletas não ficam para trás. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) divulgou estudo em 02 de julho de 2018 que conclui que 44,6% (quarenta e quatro vírgula seis por cento) dos municípios têm mais motos do que carros. Desses municípios, 220 (duzentos e vinte) eram do Piauí.



Além do prazer, ter um carro ou moto exige de seu dono ou dona a manutenção constante e a educação no trânsito para dirigir. Não se pode fugir dos custos com manutenção, seguros e impostos. E, no início do ano, muitas pessoas torcem o nariz para o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sem falar naquelas que não se planejaram e, quando chega a hora de enfiar a mão no bolso, acabam se endividando.

Veja também:  Troca de Óleo do Carro - Dicas, Erros e Cuidados

Mas não tem jeito, é preciso cumprir com nossos deveres e motoristas do estado do Piauí já têm data marcada para isso, pois a Sefaz-PI (Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí) divulgou o calendário de 2020 para o IPVA. O desconto para aqueles(as) que pagarem a cota única pode chegar a 15% (quinze por cento).



Calendário de pagamento

Para os veículos com final de placa de 0 (zero) a 9 (nove), a primeira cota deve ser paga até 31 de março; a segunda, até 30 de abril; e a terceira, até 29 de maio. Já o prazo para o pagamento de cota única de veículos com final de placa de 0 (zero) a 9 (nove), vai até 31 de janeiro, com desconto de 15% (quinze) por cento; até 28 de fevereiro, com desconto de 10% (dez por cento); e até 31 de março, com desconto de 5% (cinco por cento).

Veja também:  Toyota Hilux e SW4 2021 - Imagens da Nova Reestilização

Quem tem direito à isenção

O IPVA foi criado em 1985. O valor do imposto está atrelado ao preço de venda do veículo. Os percentuais variam de cidade para cidade, mas não ultrapassam os 4% (quatro por cento) para carros e os 6% (seis por cento) para motos.

E há isenções para portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), doença de Parkinson, tendinite crônica, hérnia de disco, entre outras doenças. Estão isentas também as pessoas com deficiência.

Segundo o endereço eletrônico da Sefaz-PI, pessoas com deficiência devem buscar uma agência de atendimento da Sefaz e levar os seguintes documentos para o pedido de isenção: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com as letras indicadoras da deficiência, laudo do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) com a indicação da deficiência, documento do veículo, comprovante de residência, vistoria do veículo emitida pelo Detran do Piauí para veículos novos, nota fiscal de aquisição do veículo novo, certidões negativas emitidas pelo endereço eletrônico da Sefaz do Piauí, além de formulário impresso e assinado.

Veja também:  Fiat Strada Volcano x Fiat Toro Endurance - Qual é Melhor?

A importância do IPVA

Como todo imposto, o IPVA é destinado aos cofres públicos. E, segundo a lei, deve ser dividido: 40% (quarenta por cento) para o estado e outros 40% (quarenta por cento) para o município em que o veículo está registrado, e os 20% (vinte por cento) restantes para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Portanto, o montante de contribuições decorrente desse imposto tende a variar de município para município, de estado para estado. Mas com certeza é uma receita indispensável para muitos deles.

Então, vamos pagar nossos impostos e exigir de estados e municípios que eles sejam empregados de forma adequada e para o bem comum.

Texto escrito por Warley Souza.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.