Aluguel de Carros – Dicas e Cuidados Antes de Viajar



Confira aqui as dicas e cuidados que você deve tomar antes de viajar com carro alugado.

Viajar é muito bom e alugar um carro pode ser a melhor alternativa, principalmente para quem vai para cidades mais distantes. Se você vai para outro país ou cidade onde precisa ir de avião, chegando lá precisará de um meio de transporte e a opção mais prática é alugar um veículo.

Contudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes quando for alugar um carro para as férias. Pensado nisso fizemos este artigo com tudo o que você precisa saber antes de alugar um carro para as férias. Confira:



Procure por locadoras com boa reputação

O primeiro passo para alugar um veículo é pensar bem naquilo que precisa e prestar muita atenção na categoria e o preço. Quando faz a negociação online, pode ocorrer que ao chegar no local da retirada, não encontrar exatamente o modelo que contratou, e ter que pegar um modelo similar.

Portanto, se precisa mesmo de um modelo específico de veículo, informe antes ao site de reservas para não ter problemas futuros. E especifique os detalhes, como por exemplo se precisa de um veículo com GPS, Wi-fi, cadeirinha de criança ou assento de elevação.

Veja também:  Volkswagen Virtus GTS 2020 - Lançamento, Preços, Novidades, Análise


E sempre, antes de alugar um veículo através de uma agência, verifique a reputação da mesma através da classificação dos usuários e se possível pegue referências de clientes anteriores.

Seguro e proteção em caso de acidentes

Ao alugar o veículo seja pela internet ou presencialmente, verifique se existem planos de proteção a sinistros. É importante verificar se a agência oferece cobertura integral, parcial, se cobre acidentes de terceiros, com ocupantes e qual o valor.

A maioria das locadoras oferece 3 opções de pacotes com proteção parcial, completa e super. Os valores variam de acordo com o nível de proteção e a categoria do veículo.

Verifique os detalhes dos serviços com a locadora, pois algumas exigem a comunicação imediata em caso de acidentes, outras recebem comunicados em até 24h. O ideal é nunca deixar ultrapassar 24h.

Quem pode dirigir o carro alugado?

De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), qualquer pessoa que possua uma carteira de habilitação válida pode dirigir desde que especifique no momento da locação do veículo.

Veja também:  Novo Chevrolet Equinox 2020 - Novidades

É importante informar no momento da locação se há mais de um motorista para conduzir o veículo alugado. Em caso de acidente, caso o motorista não esteja indicado como condutor, o locatário pode ser responsabilizado pelo pagamento integral dos danos causados ao veículo.

Preste atenção nos detalhes

Primeiramente, no momento da retirada do veículo, geralmente o funcionário faz uma vistoria. Observe os detalhes do veículo junto com o funcionário, assim poderá verificar o estado do veículo, pois se houver algum dano durante a locação, você será responsabilizado(a).

Ao sair, jamais deixe a documentação do carro dentro do veículo, pois em caso de roubo do veículo com a documentação dentro, você poderá perder a cobertura dos serviços de proteção.

Deseja economizar? Alugue seu veículo antecipadamente e programe as datas, pois deixar para a última hora pode aumentar o valor. Isso ocorre muito em cidades turísticas e altas temporadas, onde o aumento da procura por veículos eleva o preço da locação.

Veja também:  Kia Sorento 2021 - Características, Especificações

Fique atento ao valor do “caução” cobrado pela locadora, ele é uma garantia que as empresas têm caso haja algum consumo extra. O valor varia muito de acordo com a empresa, mas geralmente ficam em torno de R$ 700,00.

Caso cometa alguma infração e receba multa, a locadora será notificada e o valor negociado de acordo com as políticas do contrato. Em alguns casos, o valor pago como “caução” é utilizado para quitar a multa. Além disso, será acrescentado um valor de serviços a sua conta final.

Por isso, todos os detalhes devem ser acertados no momento da locação do veículo. E sempre leia com atenção os termos do contrato. Saiba se a locadora exige que o carro seja devolvido como foi entregue ou há algumas exceções.

Se precisar de algum modelo específico para PCD, também deve ser informado no momento da locação. Estes modelos, por serem mais equipados, possuem valores mais altos.

Raquel Cordeiro

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.