IPVA 2020 no RJ – Tabela de Valores, Calendário de Pagamento, Descontos



Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2020 no Rio de Janeiro.

Recentemente, mais especificamente na última sexta-feira, dia 20 deste mês de dezembro de 2019, foi divulgada por meio da Secretaria Estadual de Fazenda do estado do Rio de Janeiro, a relação organizada dos atuais valores venais sobre os principais modelos de automóveis (IPVA).

Trata-se, em realidade, de uma tabela perfeitamente atualizada, que foi publicada na última edição do Diário Oficial, contendo toda a base para a efetuação do cálculo sobre IPVA, referente ao próximo ano de 2020.



Assim, nesse ano a cota única disponibilizará até 3% de desconto para os contribuintes que optarem por ela.

Deste modo, fundamentada sobre a base de valores do atual mercado, já calculados por meio da Fipe, ou Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a cobrança do imposto se dará, via média geral, em 3,26% mais baixo do que no início deste ano de 2019.

Veja também:  Ford Escape Hybrid - Novidades, Preços e Previsão de Lançamento


Portanto, com relação aos automóveis, essa redução será, na média, na escala de 3,60%. Com relação à categoria da motocicleta, este mesmo tributo será reduzido para a escala de 2,06% na média geral.

Este mesma pasta governamental está apresentando, por meio de seus gestores, novos prazos para a quitação do imposto, o qual vai variar em conformidade com o final da placa de cada carro.

De acordo com os analistas da matéria, nessa passagem de ano, de 2019 para 2020, o processo está sendo facilitado para todos os cidadãos proprietários de automóveis, em muito sentidos, desde a redução dos valores até o modo de pagamento.

Todo esse processo está previamente organizado de acordo com o que está registrado no calendário atualizado de IPVA, o qual estabelece um prazo rigoroso entre os dias 21 do mês de janeiro e oito do mês de abril, de 2020. Entretanto, até o presente momento não havia sido divulgada qualquer previsão sobre as datas de disponibilização das guias contendo os devidos boletos para a quitação dos valores correspondentes.

Veja também:  Hyundai Creta 2020 ganha Novo Facelift na Rússia

Qual o procedimento a ser adotado para efetuar o cálculo correto sobre o IPVA?

O processo é o seguinte: todas as tabelas estão disponibilizadas, de modo integral, por meio de links posicionados na matéria escrita no site G1. O leitor deve acessar os mesmos para verificar corretamente o valor estipulado para cada modelo existente, de acordo com o critério da própria Fipe.

Portanto, todo cidadão, na medida em que o mesmo precisa saber qual o valor a ser quitado sobre o seu próprio veículo, necessitará recorrer ao cálculo das alíquotas, que são de 4% em relação aos veículos movidos à gasolina, à álcool ou do tipo Flex ( os dois combustíveis); sendo de 2% para as motocicletas e na escala de 1,5% em relação aos carros movidos por meio do chamado GNV. Toda essa tabela de valores específicos está muito clara na estrutura que compõe a planilha, indicando os modelos e o ano de cada veículo.

Veja também:  Descontos e Prazos Estendidos para Comprar Carros 0km

Desde o início deste ano de 2019, logo após um complicado e um burocrático vai e vém, o governo do Rio de Janeiro fez abolir o processo de vistoria sobre a grande maioria dos casos. Portanto, agora o chamado CRLV foi emitido por meio postos, dispensando a presença dos automóveis.

Essa matéria pretende trazer o máximo de atualizações sobre essa questão, porém, até o fim deste ano, novas alterações serão produzidas. Os gestores do Detran até o presente momento não divulgaram o valor da referida guia de 2020. Entretanto, vale recordar que o certificado estava no valor de 202,55 reais para todo contribuinte, neste ano de 2019.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.