IPVA 2020 – Pagamento, Valor



Confira quem não precisa pagar o IPVA 2020 e mais informações importantes sobre esse imposto.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma das despesas que mais pesa e preocupa o cidadão no início do ano, isso porque, se ele não for pago pode roubar a paz do indivíduo e acarretar em muitos prejuízos.

Se você têm dúvidas sobre esse imposto: como e onde pagar; o que acontece se não pagar; quem não precisa pagar, entre outras, continue lendo esse artigo, pois nele vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!



Quem não precisa pagar o IPVA 2020?

Existem alguns casos em que o contribuinte tem direito a isenção do IPVA, sendo elas:

  • Donos de carros produzidos há mais de vinte anos; em alguns estados é há mais de dez anos.
  • Pessoas com deficiência (PCD);
  • Portadores de doenças crônicas, como amputação, câncer de próstata pós-cirúrgico, deficiência mental e visual, esclerose múltipla, hérnia de disco, etc.
Veja também:  Fim do Ford Fusion no Brasil

Os veículos que pertencem a órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições e fundações de autonomias de alguns desses órgãos também estão isentos de pagar o IPVA.



Além disso, carros de partidos políticos e suas fundações, templos, assistências social sem fins lucrativos, instituições de educação, ônibus e micro ônibus utilizados em transporte públicos, escolar e metropolitanos também estão livres de pagar esse imposto.

Se o seu veículo for usado, você deve fazer o pedido de isenção até o fim do ano anterior, nesse caso, até o fim de 2019. O serviço demora em torno de cinquenta e oito dias para ficar pronto, então não deixe para última hora.

Para saber mais informações sobre isenção do IPVA, é só acessar o site do DETRAN.

Se o meu carro estiver apreendido eu devo pagar o IPVA mesmo assim?

Sim. Essa condição não exclui o contribuinte de pagar o imposto.

Veja também:  Ford Bronco Sport 2021 - Novidades e Versões

Como posso consultar o valor do IPVA meu carro?

Para consultar o valor a ser pago do IPVA, tenha em mãos o número do RENAVAM do veículo e vá até um terminal de autoatendimento, agências, ou pode consultar no próprio no site da fazenda.

Como e quando pagar o IPVA 2020?

O imposto pode ser pago de duas maneiras, de uma única vez ou e 3 parcelas, que podem ser paga em janeiro, fevereiro e março. O pagamento começa dia 13 do primeiro mês de 2020, e se encerra dia 19 do terceiro mês.

Os contribuintes que pagarem o valor do IPVA a vista em uma única parcela, recebe 3% de desconto.

O vencimento para o pagamento acontece de acordo com o final da placa de cada veículo.

Você pode gerar o boleto no portal do Detran e efetuar o pagamento em casas lotéricas ou banco.

Veja também:  IPVA AM 2020 - Alíquotas, Descontos e Como Pagar

O que acontece se eu não pagar o IPVA do meu carro?

Aqueles que não pagarem o IPVA do veículo podem perder o seu bem a qualquer momento por apreensão, além de pagar multa de 20% do valor do imposto, mas que pode chegar a 100%, caso haja inscrição no débito ativo em SP. O nome do dono do automóvel também é incluso no cadastro de inadimplentes.

Como pagar IPVA atrasado?

Se por algum motivo você atrasou o pagamento do seu IPVA ou das parcelas, precisa regularizar sua situação o mais rápido possível. Para fazer isso, entre no site do DETRAN do seu estado e consulte as pendências do seu veículo.

Após isso, você poderá imitir uma via de pagamento e escolher a forma de pagamento e quitar sua dívida. O pagamento pode ser feito em lotéricas, bancos ou pela internet mesmo.

Por Nara Sampaio

IPVA 2020

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.