Recall do Chevrolet Sonic, Cruze e Tracker – Problema no Airbag

Chamado atinge modelos fabricados entre 2014 e 2018.

A Chevrolet acabou de anunciar que fará um recall para resolver um problema de rompimento do insuflador para três modelos diferentes. De acordo com o anúncio da marca, há possibilidade de dispersão de pequenos fragmentos de metal pela cabine, em casos de acidentes para os modelos do Cruze, o Sonic e o Tracker.

Para fazer a reparação dos veículos as concessionárias devem reparar todos os problemas que podem ser identificados que podem atrapalhar o funcionamento do airbag do motorista. Segundo o comunicado, a empresa diz que em caso e batida e acidentes, o sistema de airbag é acionado conforme esperado, porém, o que pode acontecer é o rompimento do insuflador que fica no volante, que provoca a dispersão de fragmentos de metal pela cabine.

O problema além de causar danos materiais, também podem causar lesões físicas bem graves, ou até fatais, tanto para o motorista, quanto para os outros passageiros.

Sobre o reparo

O reparo para os três modelos da Chevrolet é feito através da substituição do airbag defeituoso, e o serviço pode ser agendado e realizado em qualquer uma das concessionárias da marca em todo o país. De acordo com as informações, o agendamento pode ser feito através do site www.chevrolet.com.br/servicos/recall, ou pelo telefone 0800 702 4200.

Quais são os modelos envolvidos?

Os três modelos que estão envolvidos para fazer o recall são:

  • Tracker = número de Chassi: do FL110150 a JL415149 com fabricação entre 04/06/2013 a 12/06/2018.
  • Sonic = número de Chassi: do ES503657 a ES639235 com fabricação entre 18/02/2013 a 19/03/2014.
  • Cruze = número de Chassi: do EB116749 a GB167781 com fabricação entre 27/05/2013 a 12/04/2016.

Componentes de reposição

Além desses veículos que precisam de fazer recall, a Chevrolet também está trocando algumas peças que são vendidas para troca e reposição no balcão das lojas. O modelo do insuflador de airbag tem número 95366753, com fabricação de 01/05/2014 a 24/07/2019, que podem ser usadas para trocar nos veículos, incluindo os modelos Tracker 2018.

Como é o defeito?

De acordo com o comunicado, a empresa está informando que durante uma colisão e ao insuflar do airbag, alguns fragmentos de metal podem ser lançados no ar, causando o rompimento do insuflador, que fica no volante. Esse defeito pode ser altamente prejudicial e perigoso para as pessoas que estiverem dentro do veículo, causando ferimentos graves e até fatais nos ocupantes, daí o nome “airbag mortal”.

Sendo assim, os proprietários dos veículos envolvidos devem fazer o recall dos veículos para reparo o quanto antes. De acordo com o Procon-SP, quem já tiver tido algum tipo de acidente e sofreu dano pela manipulação desse produto, ou algum tipo de ferimento, podem solicitar no judiciário uma reparação pelos danos sofridos.

O recall foi anunciado, já que o acessório com defeito foi feito pela empresa japonesa Takata. Isso acontece já que o item de segurança abre com muita força, e isso faz com que os fragmentos de metal sejam arremessados dentro do carro. No caso dos veículos que estão sendo anunciados para recall, a empresa informa que em casos de acidentes, esse é o risco que os ocupantes estão correndo.

Até o momento sabe-se que 12 pessoas sofreram algum tipo de dano com os “airbags mortais” da empresa Takata em todo o país. Por esse motivo que a Chevrolet convoca imediatamente os proprietários do Sonic, Cruze e Tracker para esse reparo o quanto antes. O serviço deve ser agendado em qualquer concessionária pelo números que foram mencionados acima ou pelo site, em qualquer canal de atendimento.

chevrolet 6

Por Susan NogArt

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *