Saiba aqui todos os detalhes sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Em diversas partes do mundo, incluindo alguns estados dos EUA (Estados Unidos), alguns países da Europa, América Latina, entre outros, é possível utilizar a Carteira Nacional de Habilitação para fazer viagens de automóvel dento de suas fronteiras, entretanto, é importante lembrar que nem todos os locais podem aceitar essa documentação, o que pode causar diversos problemas que vão desde a multa até a prisão do motorista e a apreensão do veículo (dependendo da situação).
A Permissão Internacional para Dirigir, muito popularmente conhecida como PID, é obrigatória em diversos países. Mas nem todos brasileiros sabem disso, tendo em vista que a mídia acaba não informando sobre a necessidade de fazer esse trâmite para ter muito mais liberdade e segurança ao se locomover internacionalmente de automóvel.
O que a PID?
A PID, abreviação para Permissão Internacional para Dirigir, é um documento de validade internacional que comprova a condição de condutor com habilitação. Esse documento, quando emitido aqui no Brasil, é válido para todos os países que fazem parte da Convenção de Trânsito Viário. Mas, isso não substitui o uso da carteira, já que esse documento deve ser utilizado em conjunto com a carteira de habilitação (CNH).
O legal da PID é que ela já possui tradução para diversos idiomas (Alemão, Árabe, Chinês, Espanhol, Inglês, Português e Russo), o que facilita muito sua utilização em uma variedade de países ao redor do mundo.
Como fazer?
Para fazer a PID (Permissão Internacional para Dirigir) é preciso fazer a solicitação diretamente em algum Centro de Formação de Condutores Habilitado ou Detran. Para isso você precisará ter em mãos sua Carteira Nacional de Habilitação com foto e dentro de prazo de validade e sem estar em processo de mudança de categoria, suspensão ou cassação.
Há também a possibilidade de solicitar a PID diretamente através da internet, porém, essa opção só está disponível em alguns estados brasileiros. Caso não seja o seu caso, você precisará ir ao Detran que emitiu a sua habilitação, portanto sua própria CNH, Carteira de Identidade e CPF.
Recomendamos que você ligue para o Detran de sua região e procure saber mais sobre o processo, já que ele pode variar um pouco de região para região.
Quanto custa fazer a PID?
A Permissão Internacional para Dirigir não é um documento gratuito e você precisa pagar por ela. O valor pode variar muito de estado para estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a PID sai por R$ 59,29, já na Bahia, para tirar o mesmo documento, o condutor precisa desembolsar R$ 329,27 (cotação 2018/19).
Lembre-se que o documento fica disponível em até 5 dias úteis a partir da data de solicitação e é válido por até 3 anos. Portanto, lembre-se de ir atrás dessa permissão com antecedência a data de sua viagem.
Onde a PID é aceita?
- África do Sul
- Albânia
- Alemanha
- Angola
- Argélia
- Argentina
- Austrália
- Áustria
- Azerbaidjão
- Bahamas
- Barein
- Belarus (Bielo-Rússia)
- Bélgica
- Bolívia
- Bósnia-Herzegóvina
- Bulgária
- Cabo Verde
- Cazaquistão
- Chile
- Cingapura
- Colômbia
- Coréia do Sul
- Costa do Marfim
- Costa Rica
- Croácia
- Cuba
- Dinamarca
- El Salvador
- Equador
- Eslováquia
- Eslovênia
- Estados Unidos
- Estônia
- Federação Russa
- Filipinas
- Finlândia
- França
- Gabão
- Gana
- Geórgia
- Grécia
- Guatemala
- Guiana
- Guiné-Bissau
- Haiti
- Holanda
- Honduras
- Hungria
- Indonésia
- Irã
- Israel,
- Itália
- Kuweit
- Letônia
- Líbia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Macedônia
- Marrocos
- México
- Moldávia
- Mônaco
- Mongólia
- Namíbia
- Nicarágua
- Níger
- Noruega
- Nova Zelândia
- Panamá
- Paquistão
- Paraguai
- Peru
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales)
- República Centro – Africana
- República Democrática do Congo
- República Tcheca, República Dominicana
- Romênia
- San Marino
- São Tomé e Príncipe
- Seychelles
- Senegal
- Sérvia e Montenegro
- Suécia, Suíça
- Tajiquistão
- Tunísia
- Turcomenistão
- Ucrânia
- Uruguai
- Uzbequistão
- Venezuela
- Zimbábue
Esperamos que esse artigo tenha sanado suas dúvidas sobre a PID. Mas, lembre-se! Cada país/estado pode ter regras próprias para utilização da Carteira da Habilitação e por ventura, pode ser necessário realizar algum curso de aprofundamento ou regulatório no país de destino.
Darlan Barbosa