Fluído de Freio – Manutenção, Cuidados, Quando Trocar



Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter com o fluído de freio do seu carro.

Muitas pessoas que tem carro não fazem ideia do quanto é importante entender de algumas coisas. Pois em algum dia e em momento inesperado, pode surgir algum perrengue. É necessário ter conhecimento de alguns detalhes, e um bom exemplo é sobre o fluído de freio. Esse é um detalhe que pode apresentar problemas de forma inesperada e é preciso ter ideia do que fazer. Muitas pessoas podem forçar um problema desnecessário em seus carros, simplesmente por não saber medir os fluídos do mesmo. Saiba agora como resolver esse problema e contornar a situação.

Veja alguns sinais que o fluído do freio baixou

O carro é como o corpo humano, que quando surge algum tipo de problema, ele arruma uma forma de avisar. No caso da baixa de fluído no freio, existem sinais bem comuns e que não devem ser ignorados. Veja abaixo os principais:

Veja também:  Consórcio Yamaha 2019 - Como Fazer, Como Funciona


Problemas para acionar os freios de forma eficiente

Um grande indicador que o freio do carro possa estar com fluído baixo é a dificuldade para acionar os freios. Se essa parte do carro começar a apresentar problemas de execução do nada, é quase certo que é necessário reparar a quantidade de fluído nessa peça. Normalmente o condutor sente os freios com uma aderência mais esponjosa, e é algo muito fácil de perceber. Pois a sensação é que o freio não está funcionando de forma certa. Esse é um alarme certo e que não pode ser ignorado. Pois o risco de acidentes com o carro por falta de freio é enorme.



Ver a luz do freio acesa no painel

Outra forma de se atentar a baixa de fluído no freio, é verificar a luz do freio sinalizada no painel. Geralmente os condutores ignoram essa mensagem ou acham que não devem dar tanta importância a ela assim. A melhor dica que eu posso dar nesse caso, é procurar ajuda de um profissional, caso não saiba como resolver o problema.

Veja também:  Chery Arrizo 5e - Novo Carro Elétrico chega ao Brasil

Quando devo procurar uma oficina?

Essa é uma dúvida muito comum de quem enfrenta o problema de baixa de fluído no freio. E a resposta é bem simples. Se tratando de carro, o ideal é buscar ajuda assim que algum problema surgir, e isso está incluído também a baixa de fluído do freio, que pode ser visto para muitos como um problema inofensivo. Mas, é justamente o contrário. Os freios do carro são de grande importância e estão ligados diretamente a segurança geral do carro, principalmente quando ele está em alta velocidade.

Então ao primeiro sinal de problema com o fluído no freio, é indicado procurar uma oficina mecânica de confiança. Lá os profissionais vão analisar com calma essa parte do carro e verificar a fonte do problema. E de quebra podem sinalizar se existe outros problemas importantes a serem reparados.

Veja também:  Troller T4 2020 - Novidades e Preços

Verifique se o prazo de validade do fluído está vencido

Outra dica muito boa para quem tem carro, é ficar atento se o prazo de validade está em dia. Caso ele esteja vencido, isso significa que a segurança do carro está em risco. Por isso o ideal é fazer as manutenções nas datas certas. Dessa forma evita surpresas desagradáveis.

Veja os principais problemas ocasionados pelo nível baixo de fluído no freio:

Existem alguns problemas que surgem quando o fluído do freio está abaixo do normal. Eles servem como indicativos de que algo não está bem, que no caso é o nível do fluído. E eles são: Freios esponjosos, demora em frear o carro, necessidade de pisar fundo no freio para que ele funcione, entre outros. Esses são os mais comuns, mas pode ser que outros sinais no mesmo sentido aconteçam.

O ideal é ficar de olho em qualquer erro na hora de frear!

Escrito por Cristiane Amaral

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.