Carteira Digital de Trânsito (CDT) – Nova CNH Digital



Novo aplicativo promete ser uma evolução da CNH Digital.

Novo modelo de CNH, em formato digital, vai permitir que motoristas recebam avisos de vencimento da carteira, consultem a quantidade de infrações e sejam avisados sobre recalls.

O Ministério da Infraestrutura decidiu lançar, nesse último dia 18, o que foi chamado de Carteira Digital de Trânsito. A cerimônia de lançamento foi realizada em São Paulo, no Salão Duas Rodas. Mas o que é esse aplicativo? Confira agora tudo o que o novo app pode oferecer para o motorista.



A Carteira Digital de Trânsito pode ser baixada gratuitamente da Play Store, para dispositivos Android, e da App Store, para dispositivos iOS. Ele foi desenvolvido pela Serpro e promete um ótimo funcionamento. Por meio da Carteira Digital fica mais fácil dos motoristas saberem quando é o vencimento da carteira e obter mais informações sobre infrações e recalls.

Sobre o aplicativo, o Secretário do Trânsito, Marcello Costa, diz que o seu funcionamento não depende de internet, contanto que o motorista já tenha a sua carteira baixada no aplicativo, juntamente com o documento de licenciamento do carro. Ele ainda diz que o app já está disponível para as principais plataformas de aplicativos, a serem elas App Store e Play Store, e podem ser baixadas em qualquer smartphone. Ele ainda complementa, ao dizer que essa nova conquista representa uma evolução, pois apresenta uma saída dos documentos para uma plataforma digital, que por sinal coloca toda a população em comunicação com o governo federal. Sabe-se que essa relação é fundamental para a saúde da sociedade, pois uma comunicação livre e aberta é um traço interessantíssimo dos grandes países desenvolvidos.

Veja também:  Recall Chevrolet Tracker - Problema na Suspensão


Para essa plataforma, além de acesso às funcionalidades já existentes, como verificação de multas e outras funções, esse aplicativo poderá ser uma solução para a aplicação de multas. Através da identificação de cadastros, ficará mais fácil de se aplicar uma infração àquele que a cometeu. O aplicativo também contará com avisos de recall. Sabe-se que hoje mais da metade de recalls no Brasil são perdidos por falta de comunicação ou falta de informação por conta do condutor, que não procura saber sobre essa parte do processo. Para a segurança do motorista, isso é uma funcionalidade crucial.

O evento que está sediando o lançamento do aplicativo, o Salão Duas Rodas, ficará aberto ao público do dia 19 até o dia 28 de novembro, na Expo São Paulo. A São Paulo Expo é um salão de Exposições, responsável por sediar grande parte dos eventos que acontecem em São Paulo. Fundado em 1978, com mais de 100 mil metros quadrados, o salão é considerado um dos maiores salões da América Latina. Durante essa semana, o salão de exposições de São Paulo recebe o Salão Duas Rodas, um evento anual que conta com lançamentos de novos modelos de motos e novas tecnologias para esse tipo de transporte. Ao longo dos anos, o evento se consagrou como o mais importante evento de motos da América Latina. Depois dessa consolidação, o evento passou a abrir portas para grandes reuniões, conferências e tomadas de decisões a respeito do mercado das motos. Por esse evento, passam negociantes, lojistas, respresentantes comerciais, e o mais importante de todos, os consumidores finais. Foi esse o motivo para o lançamento da inovação tecnologica do aplicativo, nesse evento específico. Agora, resta-nos esperar e ver se o aplicativo trará resultados para a população brasileira e para o mercado de transporte, em um âmbito geral.

Veja também:  Novo Hyundai HB20X 2020 - Lançamento, Descontos e Preço

A nova Carteira apresenta um futuro promissor para o Brasil. Essa atitude da Secretaria pode servir de inspiração e incentivo para outras secretarias aderirem a esse movimento. Com isso, é possível esperar, a partir de agora, um novo movimento federal, voltado para cada vez mais soluções digitais.

DAVI GABRIEL SOARES

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.